Sindilegis participa de videoconferência da Fenale em homenagem ao protagonismo feminino

A atuação das lideranças femininas que compõem a Federação Nacional dos Servidores dos Poderes Legislativos Federal, Estaduais e do Distrito Federal – Fenale – foi o foco catalisador do bate-papo promovido, na última terça-feira (20), pela entidade em celebração ao Mês das Mulheres.

O evento – O Protagonismo das Mulheres da Fenale na Sociedade Atual – foi coordenado pelo presidente, José Eduardo Rangel, secretário geral, Nelson Menezes Florisbal, e diretora de valorização da mulher, Mara Valverde. “Estamos aqui para render às devidas honras às nossas mulheres, combatentes aguerridas, que nunca hesitam diante da luta”, refletiu José Eduardo Rangel, presidente da Fenale.

Mais de 30 representantes de diversidades de diferentes associações, sindicatos e outras organizações representativas participaram da videoconferência. As diretoras do Sindilegis, Fátima Mosqueira e Magda Helena, compartilharam sobre o trabalho desenvolvido dentro da instituição.

Entre as ações mais recentes, Mosqueira destacou a campanha “Essa história não é minha, mas poderia ser”. A iniciativa teve servidoras, comissionadas, terceirizadas e estagiárias usando suas vozes para contar relatos de violência e discriminação no ambiente de trabalho que não são suas histórias pessoais, mas que poderiam muito bem ser. Os depoimentos dessas mulheres estão sendo apresentados em totens instalados no Senado e no TCU, em formato de audiobook.

“Além disso, continuamos em articulação com outras associações, inclusive dentro das Casas que representamos. A campanha apresentada este ano surgiu após reuniões com a Procuradoria da Mulher do Senado e o Comitê de Defesa da Mulher contra Assédio Moral ou Sexual, do Tribunal de Contas da União. Esperamos desenvolver futuras parcerias que promovam a igualdade de gênero e o combate à violência”, avaliou Fátima.

A diretora de assuntos parlamentares do Sindilegis, Magda Helena, também ponderou sobre a necessidade de que as propostas sejam ativadas e ampliadas para nível nacional, atingindo todas as esferas da Adminitração Pública, seja municipal, estadual ou federal: “Vejam, por exemplo, a lei do sinal vermelho. Precisamos pensar em políticas públicas de acolhimento e prestação de socorro a todas as vítimas de violência doméstica. Estamos empenhados em implementar iniciativas como essa no país inteiro”. A sugestão apresentada pela representante do Sindilegis à diretoria da Fenale foi acatada com ânimo e os encaminhamentos da ação devem resultar em futuros projetos.

Outra iniciativa apresentada durante a conferência digital, foi a realização do Feirão de Oportunidades – Edição Mulher – em parceria com Clubs, clube de Benefícios do servidor, no dia 9 de março. O evento ofereceu produtos, serviços com descontos, prêmios e palestra motivacional com a influencer fitness, Solange Frazão.