Sindilegis participa do 46º Encontro da Fenale e da 25ª Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais

O Sindilegis participou do 46º Encontro da Fenale (Federação Nacional dos Servidores dos Poderes Legislativos Federal, Estaduais e do Distrito Federal), que ocorreu durante a 25ª Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), realizada no Recife (PE), entre os dias 9 e 11 de novembro.

O encontro foi conduzido pelo presidente da Fenale, José Eduardo Rangel, que contou com a participação de representantes de entidades sindicais do país. As diretoras do Sindicato Magda Helena e Fátima Mosqueira representaram a entidade no evento, que teve, como principal pauta, manifestações para o arquivamento da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) nº 32, que tramita no Congresso Nacional e trata sobre a reforma administrativa, além do fim da taxação de aposentados e pensionistas.

“Nós temos uma preocupação que já vem desde 2020, quando foi encaminhada pelo Governo essa proposta, denominada reforma administrativa. E nós temos absoluta convicção de que se essa PEC, se vier a ser aprovada, será a completa destruição da estrutura do serviço público. E que vai atingir, principalmente, as camadas mais vulneráveis da população”, destacou Rangel.

Magda Helena, que é diretora de Articulação Política, alertou para a necessidade de união em prol do serviço público: “ É essencial estarmos engajados nessa luta. Nós somos o único país que cobra tributo previdenciário de aposentados e pensionistas.”

O evento também abriu espaço para que os representantes das entidades filiadas pudessem falar sobre a realidade de cada instituição, além dos problemas enfrentados, as conquistas adquiridas e a necessidade de união das entidades para combater as novas propostas que virão. As diretoras apresentaram o trabalho realizado pelo Sindilegis em diversas frentes, desde a atuação pela defesa dos direitos das mulheres, como também todas as estratégias empreendidas em manifestações contra a reforma administrativa.

“É muito gratificante esse momento de troca, em que podemos avaliar o trabalho feito em outras entidades e também nos inspirar com as iniciativas que foram apresentadas”, explicou Mosqueira, diretora Interinstitucional do Sindicato.

Fátima Mosqueira também é diretora de Entidades Parceiras da Fenale e encaminhou sugestão da Presidência do Sindilegis para que as regionais da Fenale atuem junto às assembleias legislativas e iniciem um trabalho de inter-relacionamento com outras entidades públicas ou privadas, seja por meio de reuniões, seja via congressos e fóruns de debate. A ideia é que se fortaleça a atuação de defesa e valorização dos servidores. A diretoria da Federação acolheu a proposta, que recebeu sinalização positiva.