Sindilegis prestigia I Seminário Gestão Arquivística de Documentos do Legislativo

Na manhã da última quarta-feira (26), servidores do Senado Federal e da Câmara dos Deputados e profissionais renomados da área de Arquivologia e Tecnologia da Informação participaram do I Seminário Gestão Arquivística de Documentos do Legislativo Federal, que ocorreu durante todo o dia, no auditório Senador Antonio Carlos Magalhães, no Interlegis.

Apoiado pelo Sindilegis, o evento, composto por palestras ministradas por profissionais de Arquivologia e Tecnologia da Informação, buscou o compartilhamento de informações com servidores do Senado e da Câmara, que também apresentaram suas realidades institucionais nas temáticas propostas. Os diretores-gerais da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, Lúcio Henrique Xavier e Ilana Trombka, respectivamente, estiveram presentes na cerimônia de abertura do Seminário, que também contou com a presença do Primeiro-Secretário do Senado Federal, senador Vicentinho Alves. Os membros das Casas Legislativas ressaltaram a importância da iniciativa pioneira e também o trabalho realizado pelos arquivistas e tecnólogos da informação.

Seminário

Pela manhã, o seminário foi dividido em Mesa 1, intitulada “Classificação Arquivística de Documentos”, com o moderador Rogério Henrique de Araújo de Júnior, da Universidade de Brasília, e Mesa 2, intitulada “Gestão de Documentos Arquivísticos Digitais”, com Maciel Rodrigues Pereira, do Senado Federal.

A Mesa 1 foi composta por três palestras: a primeira abordou “Plano de Classificação de Documentos Arquivísticos do Senado Federal”, ministrado pelo palestrante Roberto Ricardo Carlos Grosse Junior, do Senado. A segunda palestra, ministrada por Grasiane Xavier e Rafael Saiani Franco, ambos da Câmara dos Deputados, abordou “Sistemática de elaboração do Plano de Classificação Funcional da Câmara”. A terceira e última palestra focou na “Indexação e criação de taxonomias para documentos de arquivo”, ministrada por Renato Tarciso Barbosa e Sousa, também da Universidade de Brasília.

Já a Mesa 2 foi palco para as palestras quatro e cinco: a primeira, intitulada “ECM (Enterprise Content Management) – Gestão do Conteúdo Institucional e os Documentos Arquivísticos”, foi palestrada por Alessandro Pereira de Albuquerque, do Senado Federal. A quinta palestra (Gestão de Documentos Arquivísticos Digitais e as Redes Sociais) coube a Vanderlei Batista dos Santos, da Câmara.

Ao final da manhã, o Seminário foi aberto para perguntas e debate, fomentando a discussão entre os presentes.

Período vespertino

Após o almoço, os participantes retornaram às atividades com a Mesa 3, intitulada “Sistemas Informatizados de Gestão Arquivística de Documentos – SIGAD”, sob a moderação de Inaldo Barbosa Marinho Júnior, da Câmara dos Deputados. A palestra seis – Certificação e assinatura digital: o uso do certificado digital em documentos natos digitais e digitalizados – foi ministrado por André Garcia, do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação. Já a palestra sete, Implantação do processo eletrônico no Senado, foi ministrada por Kristianno Medeiros Viana, do Senado Federal. A oitava palestra focou em “Os requisitos do e-Arq Brasil na Câmara dos Deputados”, ministrada por João Paulo Souza de Oliveira, da Câmara.

Após o coffee-break, foi aberta a Mesa 4 (Preservação de documentos arquivísticos digitais), que contou com moderação de Daliane Silvério, do Senado Federal. As duas últimas palestras abordaram “Recomendações da Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos do CONARQ sobre o uso do PDF”, ministrado por João Alberto de Oliveira, do Senado, e “Preservação, conservação, migração, restauração e acesso aos documentos arquivísticos digitais”, com Daniel Flores, da Universidade Federal de Santa Maria/RS.

Final – Na cerimônia de encerramento, ocorreu simultaneamente o lançamento do segundo volume do livro “Arquivo S”, acompanhado de coquetel servido aos participantes e servidores.