O presidente do TCU, Ministro José Mucio, comemorou o ingresso dos servidores em um “órgão público, enxuto, que pertence a nenhum Governo. Vão-se os governos e vocês ficarão”, disse.
Na presença de autoridades do TCU, servidores, familiares e dirigentes de associações e do Sindilegis, 16 novos técnicos federais de Controle Externo do Tribunal, aprovados no concurso de 2015, tomaram posse nesta segunda-feira (18). Os servidores serão lotados em diferentes áreas.
O presidente do TCU, Ministro José Mucio, afirmou que o Tribunal é um “órgão de poucos amigos”. “Aqui temos a alegria do conforto, bom companheirismo, aprendizado. Saibam que vocês estão ingressando no melhor órgão do País – um órgão público, enxuto, que pertence a nenhum Governo”, celebrou.
A diretora do Sindicato Simone Barbosa prestigiou a posse dos novos colegas e enfatizou a importância da oxigenação do quadro de servidores da Casa: “É um momento para refletirmos sobre a constante necessidade de oxigenar nosso quadro com pessoas bem preparadas, capacitadas e que enfrentaram um dos concursos mais difíceis do País”, apontou.
O secretário-geral de Administração do TCU, Luiz Henrique Pochyly, destacou que os novos técnicos não devem se esquecer das responsabilidades e compromissos que se sobressaem aos benefícios de se tornar um servidor público: “Essas são as contrapartidas que são esperadas e exigidas de todos vocês”.
Aprovados ansiavam pelo momento da aprovação
Uma das integrantes do novo time de técnicos e já filiada ao Sindilegis, Celina Guerra, disse que, ao fazer as provas, os colegas não tentaram conquistar apenas a aprovação num concurso, mas fazer parte desta centenária instituição para realizar um sonho de trabalhar num lugar com valores e finalidades distintas: “Sempre foi um sonho fazer parte do TCU. Ficamos muito próximos das vagas imediatas em 2015, pensamos que iriam nos chamar mais rápido”, disse.
A técnica federal conta que o trabalho para conquistar a nomeação foi intensificado nesse ano com várias tratativas realizadas com o secretário-geral de Administração do TCU e a secretária de Gestão de Pessoas.
O apoio dos servidores e de outras associações do TCU também foi fundamental para a Celina: “Temos que agradecer o trabalho do presidente da UNA-TCU e coordenador do Sindilegis, Wilson Figueiredo, pelo apoio que nos deu nas reuniões da comissão”, lembra.