Sindilegis promove 2º encontro de integração com filiados

Seguindo o primeiro encontro realizado na quinta-feira (3) com os servidores da Câmara dos Deputados, o Sindilegis promoveu, na manhã desta quinta-feira (10), café da manhã para os servidores da Casa. O encontro dá andamento às reuniões periódicas que estão sendo realizadas, para que o Sindicato possa ouvir e conhecer melhor as reivindicações e propostas dos servidores tanto da Câmara, como Senado e TCU. O café da manhã aconteceu no restaurante do Anexo III da Casa.

Estes encontros fazem parte da campanha de filiação permanente que visa valorizar o servidor, fortalecido quando o Sindilegis se torna mais eficiente e representativo. Os encontros serão realizados semanalmente e de maneira setorizada; no caso, a primeiro e segunda reunião foram com servidores da Liderança do Partido dos Trabalhadores (PT). O próximo setor a ser contemplado é o Departamento de Polícia Legislativa – Depol.

O Secretário-Geral do Sindilegis e organizador dos encontros, Márcio Costa, afirmou que a campanha de filiação, iniciada em abril deste ano, visa não apenas aumentar a representatividade do Sindicato, mas informar à categoria sobre o que ela terá direito caso opte pela adesão.

“O principal objetivo é tornar a diretoria do Sindilegis mais próxima de sua base. A questão da filiação, nesse caso, passa a ser secundária, porque a partir do momento que o servidor se sente representado e acolhido, é lógico que vai querer fazer parte da entidade que o representa. Além disso, queremos acabar com a desinformação existente entre a categoria, que acha, por exemplo, o custo para se filiar ao Sindicato muito caro”, ressalta.

Ele explica que o filiado é compensado ao reverter o valor de adesão pago mensalmente em descontos e benefícios. “Por exemplo, um desconto em uma mensalidade escolar, que pode chegar a até R$ 200,00, já cobriria o valor da parcela paga ao Sindicato”, explica.

Ainda segundo Márcio Costa, a meta da diretoria atual é aumentar de 11 mil para 15 mil filiados até abril de 2017. “Essa não é uma meta ambiciosa. Achamos que é, sim, possível atingir este número. Temos uma categoria de mais de 35 mil na base. Então precisamos aumentar nossa representatividade. Pretendemos alcançar essa meta com muita luta, reunião e transparência”, finaliza.

Respaldo positivo

Os novos filiados, que ingressaram devido à campanha de filiação, demonstraram animação com as novidades. O servidor da Câmara Laert Cerqueira, que é CNE, afirmou que a reunião abriu um espaço para se discutir e ouvir argumentações que reforçaram a necessidade de filiação. “O que houve aqui foi um evento da maior importância, pois nela ouvimos opiniões de outros servidores e argumentos convincentes da necessidade de se entender o porquê da vida associada ao Sindicato”, declarou.

Rayla Martins, servidora CNE da Câmara dos Deputados, também elogiou a iniciativa. “A reunião foi bem esclarecedora. Tirou todas as minhas dúvidas. Estou me filiando novamente por causa dos benefícios e das lutas que o Sindilegis está propondo para nos ajudar”, disse.

Com 25 anos de atuação, o Sindilegis nasceu com a democracia e tem acarretado, ao longo desse Jubileu de Prata, inúmeras conquistas para a categoria, como plano de cargos e salários, melhoria da qualidade no trabalho e questões relacionadas aos direitos trabalhistas.

“É importante que o servidor se filie, porque só com um Sindicato forte podemos alcançar ainda mais melhorias à categoria”, ressalta Márcio Costa.