Sindilegis promove interação entre Polícias Legislativa e Militar

Manter vigilância permanente, preservar a ordem e o patrimônio do Congresso Nacional e apurar infrações penais nos edifícios e dependências externas. Estas são apenas algumas das diversas atribuições do Departamento de Polícia Legislativa da Câmara dos Deputados – DEPOL e da Polícia Legislativa do Senado Federal – SPOL/SF. Em conjunto com o 6º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal, são responsáveis por manter a ordem e bom funcionamento das atividades tanto dentro quanto nas proximidades do Palácio do Congresso.

Pensando em uma maneira de promover a interação entre esses servidores-agentes fora do ambiente de trabalho, o Sindilegis promoveu, no último sábado (19), um evento de confraternização entre as três polícias, que ocorreu nas dependências da Associação dos Servidores da Câmara dos Deputados (Ascade).

Não faltaram música ao vivo, tênis de mesa, fliperama, videogame e muitos quitutes! Na ocasião, o vice-presidente do Sindilegis para a Câmara, Paulo Cezar Alves, representou o Sindicato. “O Sindilegis não podia deixar de apoiar e estar presente em uma reunião que vem para promover lazer e bem-estar aos nossos agentes, que desempenham um papel fundamental para o bom andamento das Casas”, comentou.

O Diretor do Depol, Paulo Marques, elogiou o entrosamento dos órgãos de polícia com o Sindilegis e acredita que essas confraternizações são fundamentais. “O Sindilegis é um parceiro constante dos servidores da Casa e em especial do Departamento de Polícia. Por isso, entende essa dificuldade que a Polícia não só da Câmara como do Senado tem dessa interação, porque nós precisamos diuturnamente da Polícia Militar para executarmos nossos serviços a contento. O Sindilegis como parceiro e com a sensibilidade dos atuais gestores facilitam esse encontro”, agradeceu.

Já o Tenente-Coronel da Polícia Militar, Elziovan Moreno, ressaltou que a parceria entre as polícias visa proteger o servidor e o cidadão que está apenas de passagem no Congresso. “Trabalhamos em conjunto de forma a proporcionar essa parceria, além de momentos de segurança para as pessoas, bem como em casos de manifestações na Esplanada. Queremos, sempre, resguardar a integridade física do brasileiro”, avisou.

De acordo com o agente de polícia do Depol José da Costa Rocha, esta é a primeira vez em que se promove um evento de confraternização entre as três polícias. E acredita que outras devem ser incentivadas! “Nunca houve antes uma interação entre a polícia da Câmara, do Senado e do 6º batalhão. E esses três órgãos precisam trabalhar unidos para que o trabalho seja mais tranquilo de se realizar”, afirmou.

A policial legislativa da Câmara Elisneise de Oliveira foi uma das responsáveis pela organização da festa e ressaltou a importância dos serviços prestados por esses servidores-agentes. “Ficamos muitas vezes frente a frente com situações de risco. Então participar de momentos em que você pode conhecer um pouco mais sobre o colega elimina contratempos e aproxima as pessoas”, afirmou.

Já para o Diretor-Adjunto da Polícia do Senado, Rodrigo Dumas, o congraçamento é uma oportunidade única de aproximação. “Muitas vezes trabalhamos em turnos diferentes e esse evento nos aproxima, promove uma integração pessoal e que acaba proporcionando melhorias em nosso ambiente de trabalho”, finalizou.