Sindilegis sedia festa de encerramento do Programa Jovem Senador

O Centro de Atividades Sociais do Sindilegis, localizado na 610 Sul, sediou a festa de encerramento de mais uma edição do Programa Jovem Senador. Alunos, professores e organizadores do programa participaram do evento, que foi cercado pela troca de experiências e muita animação.

Realizado anualmente pelo Senado Federal e apoiado pelo Sindilegis, o Programa Jovem Senador seleciona, por meio de um concurso de redação, 27 estudantes do ensino médio de escolas públicas estaduais, com idade até 19 anos, para vivenciarem o trabalho dos senadores.

O primeiro colocado no concurso de redação esse ano, o estudante de Minas Gerais Dilson Gabriel Pieve assegura que durante os dias em que participou do projeto conseguiu expandir os seus conhecimentos sobre política e coletividade.

“Nesses dias aprendemos que na política é tudo totalmente diferente. O que vimos na televisão e na internet não dá a clareza do que acontece realmentena Casa Legislativa. Temos uma oportunidade única de ver que as pessoas realmente trabalham e existe toda uma complexidade por trás disso”, declarou Pieve.

O professor de redação do Colégio Militar Dom Pedro II, localizado em Brasília, acompanhou a estudante Isabelle da Silva dos Santos e se disse orgulhoso por estar nessa iniciativa. Segundo ele, ao ver o aluno da sua escola sendo aprovado para participar do projeto mostra que a escola também tem uma parcela nessa vitória.

“Isso significa que a nossa escola está sendo avaliada e eu como professor também estou sendo avaliado. O fato dela ter vencido um concurso nessas proporções demonstra que nós também acabamos sendo aprovados”, comemorou.

Márcia Yamaguti, coordenadora de Gestão de Eventos, da Secretaria de Relações Públicas do Senado Federal, e coordenadora do Projeto Jovem Senador, frisou que o objetivo maior do Congresso é alcançar jovens do ensino médio das escolas públicas estaduais e do DF, formando uma consciência política e cidadã.

“Queremos mostrar que não é simplesmente o que a mídia passa. Existe um trabalho legislativo árduo, que é discutido, que transita entre o debate, entre a questão de harmonia do interesse do cidadão e do brasileiro”, arrematou.

O projeto Jovem Senador conta com a parceria do Ministério da Educação (MEC), do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e o apoio das secretarias de Educação dos estados e do Distrito Federal.