Materia-1 (2)

Mês do Servidor: Em sessão solene, Câmara premia trabalhos voltados para boas práticas de gestão e sustentabilidade

O aplicativo de inteligência artificial Ulysses e o programa de tecnologia para racionalizar o uso de água na Casa foram escolhidos como os de maior destaque

Em sessão solene realizada na manhã desta quinta-feira (31), no plenário Ulysses Guimarães, a Câmara dos Deputados premiou 12 trabalhos de servidores da Casa que contribuíram para melhorar as boas práticas de gestão e sustentabilidade dentro do órgão. A premiação foi organizada pela Primeira-Secretária, Deputada Soraya Santos (PL-RJ), e faz parte das comemorações ao mês do servidor público.

Ao todo, 81 projetos concorreram ao prêmio e 12 chegaram à fase final do concurso. Mas dois garantiram grande destaque e receberam troféu: o aplicativo de inteligência artificial intitulado Ulysses, da Ditec, e o programa de tecnologia para racionalizar do uso da água, da Detec.

Logo no início da cerimônia, a Primeira-Secretária frisou a importância dos servidores da Câmara para o funcionamento da Administração Pública e para efetivação dos trabalhos da Casa em prol da sociedade brasileira. A Deputada também agradeceu todo o apoio que o Sindilegis tem ofertado na busca pela valorização dos servidores.

“O que nós estamos fazendo aqui é garantindo que essa gente traga um país mais justo, porque política vem de polis, que significa cidade. Então, que cidade nós queremos viver? Que modelo de país nós queremos ter? A Câmara dos Deputados é um dos pilares fortes, que precisa ter um corpo técnico que deve ser desafiado a cada dia para ver a mudança”, pontuou Soraya Santos.

O Diretor-Geral da Câmara, Sérgio Sampaio, avaliou que a premiação estimula o exercício cotidiano das nossas atividades, uma vez que é possível mostrar para a sociedade o que é feito no âmbito da Casa.

“O que traduz a atividade do servidor público é o bem comum. Servir ao público significa isso. O nosso ganho e o nosso lucro é fazer com que a sociedade cresça, evolua e se transforme em um país ainda melhor. Esse é o nosso capital. É por isso que nós trabalhamos”, definiu o Diretor-Geral.

Para o vice-presidente do Sindilegis para a Câmara, Paulo Cezar Alves, a iniciativa da Câmara de premiar os servidores reforça uma política de valorização que já vem sendo adotada pelo Sindilegis. “Precisamos premiar esses servidores que têm desempenhado um papel relevante para o desenvolvimento dos trabalhos dentro da Casa e mostrar para a sociedade os nossos talentos”, afirmou Alves.

A Deputada Erika Kokay (PT-DF) também participou do evento e lembrou que, embora os servidores não tenham muitos motivos para comemorar, é preciso celebrar a data lembrando que mandatos passam, mas os servidores públicos permanecem. A Deputada ainda rechaçou as tentativas de acabar com a estabilidade da categoria.

“Não podemos permitir a flexibilização da estabilidade. Nossa homenagem aos servidores públicos tem que ser o compromisso que iremos efetivar os seus direitos”, definiu a Kokay.

Confira abaixo a lista de premiados do evento

Do concurso Boas Práticas de Gestão

– Promoção da transparência ativa ou passiva: Virada Digital, o novo portal da Câmara com foco no cidadão e na transparência – Aproge

– Práticas de gestão de risco: Plano de gestão de riscos do processo de trabalho “Realizar Reuniões Deliberativas de Comissão” – Decom

– Fortalecimento dos controles internos da gestão: Repositório seguro de documentos sigilosos de CPI – Coordenação de Comissões Temporárias do Decom

– Inovação processual ou tecnológica: Ulysses, a inteligência artificial da Câmara – Serviço de Ciência de Dados da Ditec

Do prêmio Destaque Gestão Sustentável

– Água: Implantação de novos processos e tecnologias inovadoras para racionalizar o uso da água na Câmara dos Deputados – Serviço de Instalações Elétricas e Hidrossanitárias do Detec

– Arquitetura e construção sustentável: Construção de poço profundo semiartesiano para abastecer as atividades de irrigação, paisagismo e resfriamento de ar-condicionado no Edifício Principal e Anexo I – Coordenação de Engenharia de Obras do Detec

– Compras e contratações sustentáveis: Como usar requisitos ecologicamente sustentáveis para enriquecer a escolha de uma solução a ser contratada ou adquirida pela Administração – Seção de Especificação de Soluções de TIC da Ditec

– Materiais de consumo: Registro sustentável – Detaq

– Energia: Conjunto de boas práticas de eficiência energética nas áreas de manutenção e projetos de engenharia do Detec – Detec

– Gestão de resíduos: Gestão de resíduos sólidos nas unidades de alimentação da Câmara dos Deputados – Seção de Administração de Refeitórios e Orientação Nutricional do Detec

– Sensibilização e educação para sustentabilidade: Ações de educação nutricional para a promoção da sustentabilidade – Seção de Administração de Refeitórios e Orientação Nutricional do Detec

– Tecnologia da informação verde: Redução do parque de impressão da Câmara dos Deputados Federal – Seção de Logística e Fiscalização da Ditec

Da prática de gestão do ano e da iniciativa sustentável do ano

DSC_3785

Sérgio Sampaio reassume Diretoria-Geral da Câmara dos Deputados

Sampaio foi chefe da Casa Civil no Governo Rollemberg e é servidor de carreira da Câmara há 30 anos

 

O presidente do Sindilegis, Petrus Elesbão, o vice-presidente Paulo Cezar Alves e a diretora Fátima Mosqueira marcaram presença, na última quinta-feira (7), na posse do novo diretor-geral da Câmara dos Deputados, Sérgio Sampaio. Ex-chefe da Casa Civil no Governo Rollemberg, Sampaio é servidor de carreira da Câmara há 30 anos. Também já atuou como diretor-geral da Casa durante 13 anos, em várias gestões, do PSDB ao PT. O convite para reassumir a Diretoria-Geral foi realizado pelo presidente reeleito Rodrigo Maia (DEM/RJ).

Elesbão parabenizou Sampaio, lembrando que o servidor sempre foi reconhecido por sua competência: “Ele [Sérgio Sampaio] tem um currículo e biografia que falam por si. Depois de anos de experiência e êxito à frente da Diretoria-Geral da Casa, retorna ao posto num momento de extrema importância, em que uma Câmara renovada será arena de grandes debates para o País, envolvendo o serviço e o servidor público”, afirmou o presidente do Sindilegis.

Petrus também fez questão de parabenizar e agradecer ao ex-diretor Lucio Xavier pelo trabalho realizado e pelo apoio que possibilizou a realização de ações e projetos do Sindilegis na Câmara.

Sampaio afirmou que a política está diretamente ligada à construção de uma sociedade melhor por meio de ações democráticas do Parlamento: “Não podemos vir à Câmara achando que é um fardo, que é só uma maneira de sustento. Na verdade, trabalhar aqui é uma maneira de realização. À medida que emprestamos nosso conhecimento, história e anos de vida a uma causa devemos lembrar que somos capazes de fazer a diferença no Brasil”.

Gestão no processo legislativo

A primeira-secretária da Mesa Diretora da Câmara, Soraya Santos (PR-RJ), disse que os servidores estão colocando um “cheque em branco” nas mãos de Sérgio Sampaio e ressaltou a importância da gestão no processo legislativo: “Se hoje nós podemos quantificar a morte de mulheres no Brasil, foi por meio da lei do feminicídio. Se hoje temos exame de eletrocardiograma fetal que hoje virou lei, foi por meio de uma ação política. Temos orgulho do que fizemos na Câmara”.

Durante a transmissão de cargos, o ex-diretor-geral Lúcio Henrique Xavier avaliou que sua gestão deixará como legado a motivação para “criar”: “Os servidores nunca devem esquecer sua capacidade de transformar sonhos em realidade”, ressaltou.