Talento digno de tapete vermelho

Estatuetas réplicas do prêmio Oscar, tapete vermelho no palco, luzes coloridas e muito corre-corre dos técnicos de som. Esse foi o início de um dos eventos mais aguardados pelos participantes da 15ª Mostra de Talentos do TCU, que acontece anualmente.

O evento é uma oportunidade única para que servidores e familiares exponham os trabalhos voltados para música, literatura, fotografia e muitas outras formas de expressões artísticas.

O Sindilegis foi um dos patrocinadores do evento, que também contou com o patrocínio da Auditar e da Asap-TCU.

O vice-presidente do Sindicato para o TCU, Eduardo Dodd, foi um dos convidados a abrir a Mostra de Talentos: “O que vemos aqui não é apenas o dom para a música ou outras expressões de arte, mas o talento da persistência de estudar e desenvolver os dons. O Sindilegis apoia esse evento porque sabe que o ser humano necessita de muito mais do que alimento físico. É a arte que lhe concede o alimento da alma, e por isso nós estamos desde o início junto ao Tribunal nessa empreitada”.

As apresentações causaram emoções diversas. Das lágrimas, ao ouvir Beethoven e Guilherme Arantes interpretados por crianças, até o riso solto a partir do curta-metragem humorístico “I love TCU”, que satiriza a rotina do Tribunal. Alguns servidores decidiram dividir o palco com os filhos, outros reuniram os colegas para apresentar coreografias previamente ensaiadas.

Sofia Cristina Queiroz, filha do servidor Romilson Rodrigues, já participa da Mostra há algum tempo – o que surpreende diante da pouca idade. Ela encantou a plateia logo ao subir ao palco e citar que tocaria músicas como a Sinfonia nº 9 de Beethoven e Love me tender, de Elvis Presley. “Eu ensaiei e já participei outras vezes e vou também vir no próximo e no outro ano, mas ano que vem vou trazer meu grupo de teatro”, planeja Sofia.

 

Talentos expostos

 Além das apresentações da abertura da 15ª Mostra de Talentos do TCU, uma exposição também foi montada no Espaço Cultural Marcantonio Vilaça, que fica na sede do Tribunal de Contas da União até o dia 15 de dezembro. Além de fotos, o visitante também encontrará poemas e publicações dos participantes da Mostra. Na parte da literatura, são mais de 90 textos entre contos, crônicas, romances e poesia.

“É incrível ver como nossos colegas são talentosos. A valorização do lado humano, desse lado que muitas vezes não mostramos aqui, é o que nos motiva a criar laços. É surpreendente o que esse tipo de evento frutifica em nosso meio”, afirma o presidente da ASTCU, Regis Machado, que também participou da exposição com fotos, vídeo e poesia.

Os 15 anos de história do evento foram acompanhados pelo patrocínio do Sindilegis, que desde o início vem realizando o evento, organizado pelo Espaço Cultura do TCU.

 

 

Compartilhe:

Veja também: