TCU sedia evento da Academia Brasileira de Cerimonial e Protocolo

Em noite de gala e muito charme, tomaram posse na Academia Brasileira de Cerimonial e Protocolo (ABCP) cinco novos membros: Eliane Gonçalves Ubillús, Fredolino Antonio David, Hugo de Faria Almeida, Marta Diva Baena e Yvone de Souza Almeida, esta, presidente do Colégio Brasileiro de Cerimonial (CBC).

O evento, realizado no último dia 5 de dezembro, na Capital Federal, foi sediado no Tribunal de Contas da União, órgão eleito, pela revista Você S/A, como a melhor instituição pública brasileira para se trabalhar em 2014.

Fundada em 2004, a ABCP congrega grandes expoentes do Cerimonial nacional, cujas obras têm contribuído para o fomento à pesquisa nesse vasto campo do saber, bem como o aperfeiçoamento da atividade profissional dos cerimonialistas.

A solenidade foi presidida pelo Professor Marcílio Lins Reinaux, cerimonialista fundador da entidade, e prestigiada pelo presidente da Academia de Letras de Brasília, José Carlos Gentili, e pelo presidente do Comitê Nacional do Cerimonial Público do Brasil (CNCP-Brasil), Ronan Ramos de Oliveira, os quais compuseram a mesa de honra ao lado dos acadêmicos José Júlio dos Reis e Franklin Bezerra dos Santos, respectivamente, vice-presidente e diretor administrativo da Academia.

Momento de grande emoção se deu quando Carminha Speers auxiliou a aposição das vestes talares na acadêmica Eliane Ubillús, ocupante da cadeira de nº 15, patroneada pelo Professor Nelson Speers, saudoso marido de Carminha, falecido em setembro passado, aos 94 anos. Havendo sido premiado com o título ímpar de “Pioneiro Emérito do Cerimonial Brasileiro”, Speers é considerado, no Brasil, o ícone por excelência desse métier e, no exterior, entre outras homenagens, foi nomeado presidente de honra da Organización Internacional de Ceremonial y Protocolo (OICP).

O acontecimento, que contou com o apoio do Sindilegis, foi presenciado por seleto auditório, em que estava Miguel Lins, filho do inesquecível cerimonialista e escritor Embaixador Augusto Estellita Lins, que fora chefe do Cerimonial do Itamaraty, cuja cadeira na ABCP, de nº 2, passou a ser ocupada pelo acadêmico Fredolino David. Também se fizeram presentes María Esther Regueiro, que já exerceu as funções de chefe de cerimonial do governo da Galícia e da prefeitura de Santiago de Compostela, e Gilda Fleury Meirelles, renomada escritora, conferencista e professora de Cerimonial e Protocolo, entre outros cerimonialistas que abrilhantaram a sessão festiva.

Fonte: Astrogildo Franco – TCU

Compartilhe:

Veja também: