Trabalhos desempenhados por servidores são reconhecidos em prêmio do TCU

Sindilegis, mais uma vez, uniu forças ao Tribunal para enaltecer os 79 projetos que concorreram ao Reconhe-Ser 2020

Nesta quinta-feira (29), o Tribunal de Contas da União, em parceria com o Sindilegis, realizou a celebração do tradicional Prêmio Reconhe-Ser, desta vez totalmente de forma virtual. O evento visa prestigiar os trabalhos de servidores que mais causaram impacto para o aprimoramento da Administração Pública e a eficiência administrativa em 2020.

No total, foram 15 trabalhos premiados: dez na categoria Controle Externo e cinco na categoria Governança e Gestão. Setenta e nove trabalhos concorreram nesta edição, sendo 43 de Controle Externo e 36 de Governança e Gestão. Na ocasião, também foram revelados os vencedores dos projetos por meio de votação popular: dois na categoria “Controle Externo” e um na de “Governança e Gestão”.

Afastado devido ao acometimento pelo coronavírus, o presidente do TCU, José Múcio, fez questão de aparecer na premiação, de forma remota, e aproveitou para agradecer mais uma vez a parceria do Sindilegis com o Tribunal. Além disso, elogiou os servidores que concorreram aos prêmios. “O que faz o Tribunal forte é o que ele tem de dentro para fora e vocês são a grande força dessa instituição. O TCU mostrou-se cada vez mais esse ano e orgulhou o Brasil pelo serviço que tem prestado durante esse ano de pandemia”, apontou.

Os 79 inscritos no Prêmio receberam, em suas casas, um kit oferecido pelo Sindilegis, como forma de valorizar cada um pela qualidade dos trabalhos inscritos neste ano. O vice-presidente Alison Souza relembrou que várias pesquisas feitas pelos mais diversos institutos mostram que o reconhecimento é o que mais motiva as pessoas a trabalharem e a produzirem: “Não é o dinheiro! O que mais traz satisfação ao ser humano no ambiente de trabalho é ser reconhecido. O Sindilegis tanto pensa assim que também criou o seu prêmio de reconhecimento, o Gente que Inspira, que busca enaltecer iniciativas brilhantes por parte de servidores”.

Souza aproveitou a ocasião para demonstrar repúdio à forma como a categoria de servidores públicos vem sendo tratada nos últimos anos. “Nos sentimos honrados em poder colaborar com as três Casas na valorização do servidor. Vivemos um momento bastante difícil. Infelizmente o serviço público vem sendo vítima de ataques e de um tratamento inadequado. Temos uma altíssima capacidade técnica, podemos contribuir muito para o nosso país. É uma pena muitas vezes vermos o servidor público ser vilanizado pelas autoridades e pela equipe econômica atual. Governar um país é ir além de termos algumas planilhas na tela do computador e achar que tudo é apenas um centro de custo”, complementou.

Sandra Roberta de Souza Oliveira, chefe do Serviço de Gestão da Movimentação e Competências/Diesp, responsável pelo prêmio, conta que foi um grande desafio realizar de forma virtual um evento que sempre foi uma festa, com a presença de servidores e de autoridades. “O desafio deste ano foi chegar a uma dinâmica agradável de evento à distância, mas que as pessoas consigam se sentir representadas e homenageadas.”

Ela destacou duas novidades no edital de 2020: uma simplificação dos critérios de avaliação dos trabalhos, que tiveram foco no impacto para o aprimoramento da Administração Pública e na eficiência administrativa, e a indicação do Comitê de Gestão de Pessoas, composto por representantes de cada uma das unidades básicas, para atuar como comissão avaliadora.

Conheça, abaixo, um pouco mais de cada trabalho premiado nas categorias “Controle Externo” e “Governança e Gestão”:

Alterações das regras orçamentárias e impactos fiscais das medidas de enfrentamento à Covid-19

Conduzido pela Semag

Acompanhamento que visa compreender o impacto fiscal das medidas adotadas pelo governo federal para combater os efeitos econômicos e sociais da pandemia ocasionada pela Covid-19 e analisar os riscos relacionados à sustentabilidade das finanças brasileiras no médio e longo prazo.

Auditoria financeira integrada com conformidade (auditoria piloto)

Conduzido pela Semec

A auditoria nas contas de 2019 do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, realizada com apoio da CGU, teve o objetivo de verificar se as demonstrações contábeis, financeiras e orçamentárias do FNDE estão livres de distorção relevante, de acordo com as práticas contábeis do setor público adotadas no Brasil, e se os atos de gestão dos responsáveis estão em conformidade com as leis e regulamentos aplicáveis.

CoviData – Ordem de Serviço Segecex 6/2020 (alterada pela 9/2020)

Conduzido pela SEC-GO

Solução digital para estruturar informações sobre despesas relativas ao combate à Covid-19 que se encontravam dispersas em vários bancos de dados e portais, nos 26 estados da federação e seus municípios.

Plataforma Conecta-TCU

Conduzido pela STI

O Conecta-TCU é uma plataforma de serviços digitais com exposição de informações e possibilidade de interação, criada com o objetivo de ser o principal canal de comunicação e de serviços digitais entre o TCU e os usuários que interagem com a Corte de Contas.

Projeto Integrar para fiscalização de políticas descentralizadas

Conduzido pela SecexEducação

Desenvolvimento de metodologia que permite aos tribunais de contas brasileiros trabalhar de forma mais estratégica e coordenada na identificação dos problemas críticos relacionados à entrega de políticas públicas descentralizadas, possibilitando a seleção de ações de controle de maior risco e com maior potencial de impacto.

Análise e cruzamento de dados no Auxílio Emergencial de proteção social a pessoas em situação de vulnerabilidade

Conduzido pela SecexPrevidência

Acompanhamento dos processos de seleção dos beneficiários do Auxílio Emergencial e dos pagamentos efetuados, por meio de análises e cruzamentos de dados, utilizando tipologias que verificam se a legislação pertinente ao tema fiscalizado está sendo devidamente observada pelos responsáveis pela política pública.

Auditoria sobre o projeto de construção da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO)

Conduzido pela SeinfraPortoFerrovia

Análise do orçamento com o uso do Sistema de Análise de Orçamentos (SAO), metodologia alinhada com a Estratégia Digital do TCU. Essa auditoria resultou no desenvolvimento de 21 novas tipologias de potenciais irregularidades especializadas nessa área. Esse conhecimento adquirido já está integrado e presente no SAO e disponível a qualquer auditor para uso em obras ferroviárias.

Levantamento sobre a eficiência em unidades hospitalares públicas do país

Conduzido pela SecexSaúde

O objetivo deste levantamento é conhecer o nível de eficiência relativa das unidades de média e alta complexidade do SUS, e identificar critérios para realização de auditoria de avaliação de desempenho nessas unidades.

Método ágil aplicado ao acompanhamento do Benefício Emergencial para Manutenção do Emprego e da Renda (BEm)

Conduzido pela Secex Trabalho

Acompanhamento da concessão e pagamento do Benefício Emergencial para Manutenção do Emprego e da Renda, gerenciado por meio da abordagem ágil, com o objetivo de contribuir para reduzir a possibilidade de fraudes, pagamentos irregulares e exclusões indevidas e ampliar a transparência sobre a execução do programa.

Projeto Energias Renováveis

Conduzido pela SeinfraElétrica

Auditoria coordenada, realizada pelo Grupo Técnico de Obras Públicas da Olacefs, para identificar a situação atual de seus países membros em relação às políticas públicas para expansão de fontes renováveis na matriz elétrica, de modo a contribuir com o atingimento dos compromissos assumidos por meio dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e Acordo de Paris.

Estratégia Digital do TCU

Conduzido pela STI

Este projeto permitiu o redesenho da atuação do Tribunal no contexto digital, por meio da criação do Mapa da Estratégia Digital do TCU, que indica o caminho que o TCU deverá percorrer para criar paradigmas de controle externo, de forma integrada e colaborativa.

Nova sistemática de pedido de vista em sessão

Conduzido pela Seses

A gestão dos pedidos de vista agora é feita de forma automatizada, permitindo que os processos com pedidos de vista sejam pautados automaticamente depois de decorrido o prazo estabelecido e proporcionando aumento da transparência, redução do estoque de pedidos de vista pendentes de julgamento e redução do tempo de julgamento dos processos.

Novo Modelo Centralizado de Manutenção Predial

Conduzido pela Senge

A manutenção predial das edificações e imóveis do TCU será realizada por meio de um único contrato de abrangência nacional, com base em critérios de avaliação de qualidade, em substituição ao modelo anterior e tradicional de terceirização por postos de trabalho. O novo contrato substituirá diversas contratações de uma só vez, proporcionando uma economia anual da ordem de 11%.

Novo modelo de relacionamento com o usuário de serviços administrativos

Conduzido pela Adgedam

Nova forma de atendimento adotada pela Segedam, com o objetivo de tornar mais fácil, rápida e agradável a experiência dos usuários que demandam a atuação da área administrativa do Tribunal. O trabalho possui 2 pilares: o Portal de Serviços Administrativos, que concentra todas as informações necessárias e orientações sobre como solicitar os serviços. E a Casa, a Central de Atendimento de Serviços Administrativos, que passou a ser o ponto único de atendimento para obter informações e para solicitar serviços administrativos.

ProgerTCU – Programa de Gestão de Riscos do TCU

Conduzido pela Seplan

O ProgerTCU tem por objetivo difundir e internalizar a cultura de gestão de riscos nas unidades do Tribunal, colocando em prática os preceitos definidos na Política de Gestão de Riscos. Por meio deste programa, as unidades terão condições de assumir, com apoio da Seplan, a condução da gestão de riscos de seus processos de trabalho e atividades mais relevantes.