Tribunal de Contas da União empossa Rodrigo Medeiros de Lima como novo procurador

Em uma cerimônia marcada pela emoção, o Tribunal de Contas da União realizou, na manhã desta quinta-feira (29) a celebração de posse do novo procurador do Ministério Público junto ao TCU (MPTCU), Dr. Rodrigo Medeiros de Lima. Já a posse administrativa ocorreu anteriormente, em 27 de setembro.

Participaram da mesa de solenidade o Presidente do Tribunal, Ministro Aroldo Cedraz, e o Procurador-Geral do MPTCU, Dr. Paulo Bugarin. Como convidados, estavam presentes os secretários-gerais de Administração e da Presidência, Carlos Roberto Caixeta Eduardo Monteiro, respectivamente, e o Secretário de Gestão de Pessoas do TCU, Adriano Amorim, além de diversos dirigentes do Tribunal; o presidente da Auditar, Paulo Martins, representando o Sindilegis na ocasião; dirigentes de entidades representativas; servidores e membros do Tribunal de Contas da União; além de familiares e amigos do novo procurador.

O evento, que ocorreu no Auditório Ministro Pereira Lira, no edifício-sede do Tribunal, foi abrilhantado pelo Coral do TCU, que ofereceu aos presentes uma belíssima versão do hino nacional. Logo no início da solenidade, o Secretário-Geral de Administração do TCU, Carlos Caixeta, fez a leitura do termo de posse do procurador Rodrigo Medeiros que, em seguida, prestou o compromisso de posse, juntando-se aos membros da mesa.

Expectativas

O Presidente do TCU, Ministro Aroldo Cedraz, foi breve em suas palavras e fez questão de desejar a Rodrigo Medeiros uma carreira de sucesso, na certeza de que sua presença somará ao corpo altamente qualificado de procuradores do MPTCU. “Na condição de Presidente do Tribunal de Contas da União, parabenizo-lhe pelo ingresso em tão honrosa carreira e lhe dou as boas-vindas em nome de todo o colegiado. No auge da sua juventude, vossa excelência demonstra que seus esforços pela constante busca da especialização no ramo de Direito abriram portas para o crescimento profissional e o Tribunal só tem a ganhar com suas habilidades”, afirmou.

Já em seu discurso, o Procurador-Geral do Ministério Público junto ao TCU, Paulo Bugarin, relembrou os quase 22 anos de exercícios ininterruptos e os inúmeros obstáculos profissionais enfrentados ao desempenhar as tarefas como procurador: “Temos agora o quadro de membros do nosso Ministério Público de Contas completo, superando uma situação que se colocava há mais de seis anos. E todos nós desejamos que o nosso novo colega seja muito feliz no desempenho de sua nova função. Os desafios são progressivamente grandes, mas a atuação do Controle Externo se concentra, de fato, nos aspectos negativos da gestão pública. Tenho certeza que vossa excelência será de suma importância ao trabalho desempenhado por esta Casa”.

Muito emocionado, o novo procurador Rodrigo Medeiros mostrou entusiasmo em atuar na área do Direito Público. Além disso, ressaltou seu compromisso em ajudar na evolução administrativa brasileira e agradeceu a todos os envolvidos, em especial à esposa e os familiares. “Acho que não poderia estar em um órgão melhor. O País precisa evoluir em vários aspectos jurídicos e administrativos, e o Tribunal de Contas da União tem contribuído bastante para isso. Há pouco mais de quatro anos, carrego com imenso orgulho o título de procurador, desta vez como membro do Ministério Público junto ao TCU. Passo, agora, a atuar de forma mais direta e imediata em nome do interesse da coletividade heterogênea e plural, nos mais diversos sentidos, e a fazê-lo em um campo de especial e singular relevância”, observou.

Parceria com as entidades

O vice-presidente do Sindilegis para o TCU, Eduardo Dodd, desejou boa sorte ao novo procurador. “Tenho certeza que estabeleceremos uma parceria frutífera e com vistas a melhorar cada vez mais os trabalhos desempenhados pelos servidores do Tribunal, de forma a manter o alto nível de excelência e capacitação técnica”, desejou.

O presidente da Auditar, Paulo Martins, que também foi um dos 7 aprovados no concurso para procurador e integrará o novo quadro funcional do gabinete, acredita que o Tribunal só tem a ganhar com a chegada do novo membro. “Sem dúvida alguma, todo o conhecimento técnico e jurídico do Dr. Rodrigo será de fundamental importância para o andamento dos trabalhos desempenhados pelo TCU. É uma honra poder fazer parte desta nova jornada”, apontou.

Conheça melhor o novo procurador do MPTCU

Carioca de nascimento, egresso da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (UnB), Rodrigo Medeiros nasceu em 18 de dezembro de 1987 e especializou-se em Direito Público. Publicou livros, capítulos de livros e diversos artigos doutrinários, com destaque para as obras “Licitações públicas” e “Servidores públicos na Constituição”, ambos publicados em 2016. No campo profissional, exerceu os cargos de analista judiciário da Justiça Federal e de procurador nos estados do Acre, do Mato Grosso e de Goiás.