Una-TCU discute demandas prioritárias em assembleia

Buscando soluções em conjunto com a categoria que representa, a União Nacional dos Servidores do Tribunal de Contas da União (Una-TCU) realizou, na tarde de 25 de junho, assembleia-geral extraordinária, com o objetivo de discutir a proposta apresentada, em conjunto com as demais entidades de classe, para o ajuste ao PL 7.926/2014, que trata sobre o plano de carreira complementar dos servidores.

A sessão foi conduzida por Weranice Brasil, presidente da Una-TCU, que contou com a presença do vice-presidente, Wilson Figueiredo, o diretor de comunicação e também coordenador setorial de comunicação do Sindilegis para o TCU, Astrogildo Franco, a diretora de regionais, Lúcia Lino, e cerca de 100 servidores na sede. Os servidores residentes fora de Brasília também puderam acompanhar a reunião, que foi transmitida ao vivo para todas as unidades nos estados.

Entre as reivindicações da categoria debatidas na assembleia, destacam-se a exigência de escolaridade de nível superior para ingresso no quadro de técnicos federais de controle externo (TEFC), a correção das diferenças percentuais da incidência da gratificação de controle externo (GCE), a avaliação de desempenho, a entrega de nova ficha de filiação para técnicos ingressantes na Una-TCU, dentre outros.

A presidente da Una-TCU, Weranice Brasil, reforçou a importância da presença da categoria para que todos os próximos passos sejam feitos em consonância com os associados. “Nenhuma medida será tomada sem o aval dos técnicos. Essa assembleia é justamente para escutarmos a todos e, juntos, deliberarmos os próximos passos acerca destas demandas, que consideramos prioritárias”, esclareceu.

Tais pleitos reforçam temas abordados em audiência com o presidente e o vice-presidente do Tribunal, ministros Aroldo Cedraz e Raimundo Carreiro, respectivamente, no início deste ano, sendo tratados no TC 003.371/2015-8, processo que aguarda instrução na Secretaria de Gestão de Pessoas (Segep), e são, também, objeto de manifesto dos servidores, a ser protocolado e entregue à Presidência da Casa.

Andamento – O PL 7.926/2014, principal pleito da assembleia-geral, estava previsto para ser votado na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados na última quarta-feira, 1º de julho. Porém, devido a extensa pauta do dia, a votação do projeto foi novamente adiada, ainda sem data definida no momento.

Compartilhe:

Veja também: