Vital do Rêgo é nomeado ministro do TCU

Em dezembro de 2014, o senador Vital do Rêgo tomou posse como novo ministro do Tribunal de Contas da União, em solenidade presidida pelo então presidente do órgão, Augusto Nardes. Vital foi indicado pelo Senado para ocupar a vaga do ministro José Jorge, que se aposentou compulsoriamente e deixou o Tribunal. Jorge completou 70 anos e, pela lei, atingiu a idade máxima para magistrados.

A nomeação de Vital para assumir a vaga de ministro foi publicada na edição de dezembro do Diário Oficial da União. Sua indicação para o cargo foi aprovada em votações no Senado e na Câmara dos Deputados. No Senado, o placar favorável foi de 63 votos a 1. Já na Câmara, a indicação teve 313 votos favoráveis, 8 contrários e 8 abstenções.

Na solenidade de posse, o ministro Augusto Nardes deu as boas-vindas a Vital do Rêgo, acolhendo o senador na “família TCU”. “Vossa Excelência tem capacidade de fazer o TCU crescer ainda mais. Somos muito gratos a Vital, pois recentemente desempenhou em seu trabalho como relator da LDO a aprovação de uma emenda que garante ao Tribunal uma estabilidade futura em termos de recursos. Saibam que, antes de chegar aqui, o nosso novo ministro já trabalhou muito pelo TCU assegurando esses recursos”, afirmou.

Agradecendo aos ministros pelas palavras de boas-vindas, Vital compartilhou trechos de diálogo que manteve recentemente com o ministro Bruno Dantas, com quem trabalhou no Senado enquanto consultor. “O ministro Bruno Dantas foi o primeiro colega que consultei quando soube da notícia que recebi da Mesa Diretora do Senado dando conta do convite feito a mim para assumir este espaço. Me ofereceu informações valiosíssimas sobre o nosso Tribunal”, afirmou.

Vital tem mandato de senador até 2019 e ocupa atualmente a presidência de duas comissões parlamentares de inquérito instauradas para apurar denúncias contra a Petrobras. O Sindilegis parabeniza a escolha do senador para o cargo de ministro e acredita que a competência e preocupação com a boa gestão da coisa pública serão marcos na carreira de Vital durante sua passagem pelo TCU.

Com informações da Agência Senado.

Compartilhe:

Veja também: