Ambientação com servidores do TCU

Pautado pelo acompanhamento dos servidores desde sua chegada ao Tribunal de Contas até o momento da aposentadoria, o Sindilegis realizou, na tarde desta quinta-feira (13), um encontro especial e descontraído para estreitar os laços com servidores de diversas áreas do TCU, sendo a maioria do setor de Tecnologia de Informação. O evento foi uma oportunidade para os dirigentes do Sindicato esclarecerem os principais questionamentos remuneratórios, bem como explicar as mudanças realizadas no estatuto, pelo V Conlegis, que propõem a descentralização da entidade.

O diretor administrativo e financeiro do Sindilegis, Dario Corsatto, agradeceu a confiança depositada pelos servidores na atual gestão. Além disso, ressaltou a importância do trabalho afinado entre área meio e fim dentro do Tribunal. “A área meio tem se sentido, historicamente, prejudicada pela atuação das entidades. Por conta disso, estamos trabalhando no resgate dessa categoria, já que não há diferenciação, na prática, entre área meio e área fim”, ressaltou.

O vice-presidente do Sindilegis para o TCU, Eduardo Dodd, considerou a congregação muito produtiva e salientou a excelente visibilidade que o Tribunal tem para com outros órgãos da Administração Pública. “Hoje em dia, o TCU é um órgão de excelência e devemos isso aos nossos colegas da TI. Fomos o primeiro tribunal na esfera federal a termos a qualidade e a informatização atual. Estamos aqui com auditores do mais excelente nível técnico da Administração Pública e o Sindilegis representa e conta com todos, tanto na parte administrativa do TCU, como nas auditorias”, elogiou.

Demandas citadas

Na ocasião, os dirigentes do Sindilegis afirmaram que, em 2014, darão ênfase nas demandas referentes ao recálculo da URV para Técnicos e Auxiliares, bem como reavivar a questão do acórdão 217, retirada de forma inconstitucional do último plano de carreira da categoria. Corsatto sinalizou que o atual presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Distrito Federal (OAB-DF), Ibaneis Rocha, tem sido grande parceiro nessa etapa. “Estamos trabalhando com ele a possibilidade de entrarmos numa ação judicial”, alertou.

Em relação às outras reivindicações, os diretores afirmaram que têm tido respostas muito positivas da própria Casa. “Todas as vezes que levamos uma demanda factível ou razoável, a Casa tem respondido bem. O nosso grande problema atualmente é a disponibilidade orçamentária”, comentou Corsatto.

Os servidores presentes aprovaram a iniciativa do Sindilegis de aproximação com a categoria de TI da Casa. Para Marcelo Pacote, auditor filiado ao Sindilegis desde 2006, houve uma mudança conceitual significativa desde que a atual gestão, presidida por Nilton Paixão, tomou posse. “Sempre senti que o Sindilegis atuava para os sindicalizados, mas de forma muito generalista. Essa visita do Dario [Corsatto] e do [Eduardo] Dodd foi muito importante, porque mostra o envolvimento do Sindicato com sua base, especialmente nós, que somos da Tecnologia da Informação, uma área específica”, comentou.

Já Maurício Ramos, diretor administrativo e financeiro da Auditar, ressaltou a necessidade da união entre os servidores do Tribunal. “O Sindilegis é o local onde nos unimos para apresentarmos nossas demandas. Precisamos trabalhar com as pessoas unidas pelo bem comum e o Sindicato entendeu a importância desse laço fortalecido entre todos”, avisou.