Nota Técnica sobre a Eleição dos GTs de Valorização das Carreiras

A seguir, detalhamos os procedimentos adotados para assegurar a transparência, a participação democrática e a integridade do processo eleitoral.

1) A diretoria deliberou por abrir a participação de colegas sem cargos na diretoria no grupo de trabalho para democratizar o diálogo sobre as questões das carreiras. Essa medida visa incluir uma maior diversidade de opiniões e experiências no desenvolvimento de ideias que aprimorem a qualidade das carreiras, promovendo um ambiente mais colaborativo e representativo.

2) Quanto ao anonimato, a votação em assembleia normalmente ocorre por manifestação corporal em ambiente presencial, ou mesmo, em meio digital, por exemplo no Zoom, com manifestação pública. No entanto, para aumentar a participação dos colegas em meio digital, optamos pela votação on-line por meio de Sindilegis Mais e que manterá o anonimato dos votantes. Em hipótese alguma, a diretoria do Sindilegis terá acesso ao nome dos votantes, garantindo assim a confidencialidade e a segurança do processo eleitoral.

3) A apuração dos votos será realizada de maneira automatizada. Nosso sistema cruzará automaticamente os CPFs dos votantes com a nossa base de dados, considerando apenas os votos dos votantes vinculados à casa do candidato. Ou seja, não haverá interferência de servidores de uma Casa em outra. Com essa conta, teremos a totalização dos votos e o resultado final, assegurando a integridade e a precisão do processo.

Alison Souza
Presidente do Sindilegis