Sindilegis e entidades se reúnem com secretário da Segep e diretora da Diesp para discutir melhorias no TCU

Na última quarta-feira (22), representantes do Sindilegis, da Auditar, da Auditec, da AudTCU e da UNA-TCU se reuniram com o secretário de Gestão de Pessoas (Segep), Adriano Amorim, e com a diretora de Gestão Estratégica de Pessoas (Diesp), Aline Cesário, para discutir oportunidades de melhoria na área de gestão de pessoas no Tribunal.

Participaram da reunião o vice-presidente do Sindilegis para o TCU, Eduardo Dodd; o atual presidente da Auditar, Leonel Coimbra; seu sucessor, Paulo Martins; a presidente da UNA-TCU, Weranice Brasil; o presidente da AudTCU, Marcelo Amaral; o presidente da Auditec, Gustavo Nagel, e o diretor Barnabé Tomas Pereira, também da Auditec.

A necessidade do grupo focal foi definida pela Segep e cada segmento da Casa será ouvido. Além das entidades de classe, serão formados grupos com Secretários Gerais, Secretários, Coordenadores e gestores de nível tático e operacional, tanto da área meio quanto da área fim, além de servidores – técnicos e auditores – de todas as áreas do Tribunal. A ideia é que, ao final dessa etapa, a Segep possa entregar à presidência do TCU diferentes projetos relacionados à gestão de desempenho, gestão da carreira, reconhecimento profissional, e gestão do clima, entre outros.

No grupo focal com as entidades de classe, cada um dos dirigentes teve a oportunidade de expor seu ponto de vista sobre seleção, alocação, integração de servidores, gestão de desempenho, movimentação, gestão de carreira, clima organizacional, e reconhecimento profissional.

Melhorias para o futuro – De acordo com Adriano Amorim, a Segep está adquirindo um sistema de gestão de pessoas que irá auxiliar a secretaria em diversos processos importantes para os servidores e o Tribunal. Será possível conhecer melhor as competências de cada um, possibilitando uma melhor avaliação das oportunidades de alocação e movimentação dos servidores, por exemplo.

No próximo informativo do Sindilegis, o TCU em Pauta, os pontos apresentados pelos representantes das entidades de classe serão apresentados em maior detalhe. Acompanhe!