Aberta exposição sobre os males do fumo no Senado Federal

Evento fecha a primeira etapa da Campanha de Atenção ao Tabagismo da Casa

Foi aberta na manhã desta quarta-feira, 07, a Exposição sobre os Males do Fumo, no Salão Branco. O evento é promovido pelo Departamento Regional do Sesc no Distrito Federal, em parceria com o Serviço de Qualidade de Vida e Reabilitação Funcional da Secretaria de Recursos Humanos do Senado e vai até o dia 10, sexta-feira.

A exposição representa o fechamento da primeira etapa da Campanha de Atenção ao Tabagismo da Casa. Neste primeiro momento, a campanha se dedicou a conscientização dos fumantes em relação ao tabagismo passivo, orientou a respeito dos perigos de se fumar próximo a portas e janelas e em ambientes cobertos, bem como ofereceu palestra e encaminhamentos de tratamentos àqueles fumantes que manifestaram interesse em abandonar o vício.

Participaram da solenidade de abertura a diretora adjunta do Senado , Ilana Trombika; a diretora da Secretaria de Relações Públicas da Casa, Andréa Valente; o diretor de Recursos Humanos Rodrigo Brum; o presidente da Federação do Comércio e do Sesc-DF, Adelmir Santana e o diretor regional do Sesc-DF, José Roberto Macedo.

O Sesc-DF dá ênfase a programações voltadas à prevenção e à promoção na área da saúde, que é dos seus campos de ação modelar. Durante a Campanha, a entidade instala exposição em formato de circuito, associada a orientações prestadas por profissionais de enfermagem, com o fim de alertar os visitantes sobre os riscos do tabagismo.

No circuito, está exposto um protótipo de uma artéria, com representação da arteriosclerose – doença provocada pelo fumo – e também peças anatômicas de demonstração do sistema cardiovascular, do uso do fumo na gestação e dos males do narguilê. Há, ainda, verificação da pressão arterial e teste de espirometria, que permite medir a expansibilidade pulmonar para o fumante ativo e passivo.

Apoio do Sindilegis

A exposição conta com o apoio do Sindicato. O vice-presidente do Sindilegis para o Senado, Petrus Elesbão, fez questão de comparecer ao evento e enaltecer esta iniciativa da Casa.

“Ficamos muito felizes por estarmos apoiando um evento tão importante e que gera uma conscientização de todos, funcionários, servidores e visitantes do Senado”, afirmou.
Para o presidente do Sindilegis, Nilton Paixão, é de extrema importância promover tais eventos para informar melhor os fumantes e não fumantes. Segundo ele, os males de tal vício devem ser expostos e todos devem conhecer as consequências de ser fumante ativo ou passivo.

“É uma iniciativa muito bonita da Casa, temos que nos atentar sempre a promover eventos sobre saúde para servidores e visitantes. Este assunto do tabagismo tem que ser abordado sempre que possível, para que todos entendam o que o vício causa”, afirmou.

Campanha continua

A próxima etapa da Campanha de Atenção ao Tabagismo, com início previsto para o mês de novembro, pretende reforçar aos servidores o conhecimento a respeito dos locais em que não é permitido fumar, a partir da entrada em vigor do ato do Primeiro Secretário nº 12/2014 e do decreto da Presidência da República n.8262/2014.
*Com informações da Secretaria de Recursos Humanos do Senado Federal