Ì¢‰âÂèÏFoi uma vitíria do TCUÌ¢‰â‰ã¢, afirma Ministra Ana Arraes sobre aprovação da GD dos aposentados

“Essa vitória foi do TCU, no sentido de que todos os servidores atuarão no sentido de obter a maior produtividade possível. Trata-se de mais um incentivo para que os servidores desempenhem um trabalho ainda melhor”. Esta foi a afirmação da Ministra do Tribunal de Contas da União Ana Arraes durante encontro ocorrido nesta terça-feira (23) com as entidades de classe que representam os servidores da Casa.

Em um momento de reconhecimento à atuação da Ministra nesta causa, dirigentes do Sindilegis, da Auditar, da UNA-TCU e da ASAP-TCU participaram do encontro e retrataram o sentimento de gratidão dos auditores, técnicos e auxiliares com o desempenho da Ministra durante a tramitação da GD no Plenário do Tribunal.

 “Todos os servidores gostariam de estar aqui no gabinete agradecendo sua atuação, pois foi realmente um marco para as carreiras. Justiça foi feita não apenas aos aposentados, mas também a todos os servidores ativos que pretendem se aposentar, em especial àqueles que já cumpriram o tempo necessário, mas não podiam exercer seus direitos diante da brutal perda remuneratória que amargariam”, afirmou Eduardo Dodd, vice-presidente do Sindilegis para o TCU. 

A Ministra Ana Arraes fez questão de realçar a participação decisiva do Presidente Aroldo Cedraz no pleito. “Nada disso seria possível se não fosse a atuação firme do Presidente Aroldo Cedraz. Ele fez ver a cada Ministro o quanto era importante essa medida para o corpo técnico, em termo de valorização e reconhecimento”, ressaltou ela. A fala teve a concordância unânime de todos os presentes, que testemunharam os esforços da Presidência na viabilização política, jurídica e orçamentária da vantagem.

Para a presidente da UNA-TCU, Weranice Brasil, antes da aprovação da GD, muitos servidores não queriam se aposentar por enxergarem uma perda remuneratória muito grande. “No Serviço Médico eu via muitos colegas prestes a se aposentar sofrendo doenças como estresse e outras, esperando que o TCU tomasse alguma providência no sentido de melhorar a questão da aposentadoria. Lá na ponta vemos o colega chegando ao limiar das suas forças”, ponderou Weranice.

O presidente da Auditar, Paulo Martins, enalteceu atuação e a serenidade da Ministra Ana Arraes na condução da matéria.  Erivan Carvalho, diretor administrativo da ASAP-TCU, reforçou que os aposentados estavam agora com a sensação de que todo o trabalho desempenhado em prol do TCU ao longo de suas carreiras tinha afinal o merecido reconhecimento.  

Ao final, a Ministra Ana Arraes agradeceu a oportunidade de ser revisora da GD. “Foi interessante que eu tenha tido essa oportunidade, especialmente por ser uma mulher. Fiz isso com a sensibilidade feminina para construir uma vitória para todos”, concluiu.

Também participaram do encontro Dario Corsatto, diretor administrativo do Sindilegis; Márcio Hudson, diretor de comunicação do Sindilegis; e Salete Fraga, representante da Auditar.

 

Compartilhe:

Veja também: