Bola na rede agita as partidas de futebol da Copa Sindilegis/TCU

CONFIRA AS FOTOS AQUI.

Muita animação, jogos eletrizantes e vários gols marcaram a primeira fase classificatória do futebol da VIII Copa Sindilegis/TCU, na tarde desta quinta-feira (6). As partidas ocorreram na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), em Foz do Iguaçu/PR e foram divididas em Grupos 1, 2 e 3, com dois tempos de 12 minutos cada e intervalo de cinco minutos. Mais uma vez, a expectativa era grande, tendo em vista que o futebol é uma das modalidades mais acirradas e que sempre conta com uma grande torcida.

No Grupo 1, se enfrentaram, primeiramente, duas pedreiras: Rio de Janeiro, bicampeão da Copa Sindilegis, e Paraná, tricampeão. Com marcação pesada e familiaridade entre os jogadores, já que a rivalidade em campo é tradição, o placar acabou empatado em 2 a 2. Logo em seguida, os cariocas encontraram pela frente a equipe do Ceará, em um jogo equilibrado, que acabou dando a melhor para os cearenses, ganhando de 2 a 1. Por último, o Ceará disputou contra o Paraná, com muita técnica e animação das torcidas. Ao final, o Paraná venceu por 2 a 1, classificando-se para a semifinal, a ser realizada no próximo sábado (8).

O servidor da Secex/PR Paulo Nagel, capitão da equipe do Paraná, já é veterano na Copa Sindilegis e enalteceu a importância do evento: “Já se tornou uma tradição e é um momento de puro congraçamento, onde a competição saudável entre os servidores é estimulada e podemos ter a chance de reencontrar colegas que não vemos com frequência. Estamos muito felizes com a classificação para a semifinal, porque pegamos equipes difíceis, mas com muita garra e dedicação conseguimos passar de fase”.

Já no Grupo 2, a primeira partida foi disputada pelas equipes de São Paulo e do Tocantins, simultaneamente aos jogos do Grupo 1. Apesar dos lances arriscados e bolas na trave, ninguém saiu vitorioso: 0 a 0. A segunda partida teve como concorrentes São Paulo e Pernambuco. São Paulo abriu o placar com um belo gol de falta. Pouco depois, os pernambucanos empataram com um pênalti. Lincoln, artilheiro do time, cobrou no cantinho direito do gol, sem chances para o goleiro. Mas os são paulinos estavam com sede de vitória e levaram a melhor, por 2 a 1, classificando-se automaticamente para a semifinal como primeiro colocado do Grupo. Ao final, o terceiro jogo acabou empatado em 1 a 1, disputado entre as equipes de Pernambuco e de Tocantins.

O diretor esportivo do Sindilegis, Alison Sousa, que integra há alguns anos o time de São Paulo, fez um balanço das últimas edições da Copa Sindilegis: “Todo ano podemos ver os avanços e o efeito que esse evento tem nos servidores. Acabou se tornando uma tradição, coletamos memórias e temos a oportunidade de poder ver, na prática, o bem que a Copa faz aos colegas. Ano passado, enfrentamos a equipe do Tocantins e, mesmo com dois expulsos no nosso time, conseguimos vencer. Então, jogar novamente com eles é uma sensação de nostalgia bacana, em que temos oportunidade de superar limites”.

O Grupo 3 contou com vários lances que balançaram as redes e animaram a torcida na arquibancada. Também jogando em outro campo simultaneamente, a Seleção do TCU Máster, representando o Distrito Federal, disputou com o Acre. Marcando em cima e com jogadas ensaiadas, a equipe do DF goleou por 3 a zero. No segundo jogo, porém, acabou empatando com o time de PIPA (Piauí e Pará) em 0 a 0. A terceira partida foi entre PIPA e Acre. A equipe mesclada venceu por 2 a 1, eliminando os acreanos. Dessa forma, a Seleção do TCU terminou a fase classificatória em primeiro lugar e automaticamente foi classificada para a semifinal, que será disputada com São Paulo, às 9h do próximo sábado (8).

Para Antônio Olímpio, servidor da Secex/AL que integra a equipe de PIPA, a Copa Sindilegis/TCU deste ano está espetacular: “Estávamos jogando por empate e conseguimos, no final, criarmos oportunidades e irmos para a repescagem. A organização, a escolha do local e os jogos estão sensacionais”.

Repescagem – Após as finalizações dos Grupos 1, 2 e 3, os servidores e seus familiares prestigiaram os jogos de repescagem, que definiram o adversário do Paraná na outra semifinal de sábado. No primeiro jogo, realizado às 19h, foi a vez do Ceará e do Tocantins se cruzarem na tabela. Apesar da tensão, com várias entradas de carrinho, faltas e cartões amarelo, o Ceará levou 2 gols e foi eliminado pelo Tocantins. A equipe tocantinense entrou novamente em campo, desta vez contra PIPA e mais uma vez venceu, desta vez por 2 a 1, garantindo a vaga.

O vice-presidente do Sindilegis para o Senado, Petrus Elesbão, integrou a equipe do Tocantins e mostrou-se animado com os resultados já obtidos pela VIII Copa Sindilegis. “É um momento singular em que podemos conhecer melhor nossos colegas de outras Casas, igualmente representados pelo Sindilegis, proporcionando momentos de descontração, alegria e muita união. Nossa equipe foi classificada e espero que façamos um bom jogo com o Paraná, que sabemos ser muito bem articulado, ágil e estratégico”, analisou.

Fique de olho – Na sexta-feira (7), terão início os jogos de voleibol, a partir das 9h, no próprio Hotel Carimã. À tarde, a partir das 17h, os atletas do tênis se enfrentam no Citi Tênis.