Câmara dos Deputados e Senado Federal têm novos presidentes

A eleição para a Presidência do Senado Federal ocorreu na noite do dia 31 de janeiro, entre Eunício Oliveira (PMDB-CE) e José Medeiros (PSD-MT). Com 61 votos, o peemedebista venceu e ficará à frente do Senado Federal pelos próximos dois anos. Oliveira é aliado de Temer e teve o apoio do partido.

Já a Presidência da Câmara dos Deputados foi disputada na quinta-feira (1º de fevereiro). Com 293 votos, Rodrigo Maia (DEM-RJ) foi reeleito em primeiro turno, para o biênio 2017/2018. André Figueiredo (PDT-CE), Jovair Arantes (PTB-GO), Júlio Delgado (PSB-MG), Jair Bolsonaro (PSC-RJ) e Luiza Erundina (PSOL-SP) foram os candidatos.

“O Sindilegis parabeniza os presidentes eleitos Eunício Oliveira e Rodrigo Maia que vão comandar o Parlamento brasileiro e espera uma abertura de diálogo e negociação com as entidades representativas. Afinal, é de extrema importância que os servidores que trabalham diariamente com os parlamentares sejam ouvidos, para que se mantenha o bom funcionamento das Casas Legislativas”, afirmou o atual vice-presidente do Sindilegis para o Senado, Petrus Elesbão – que assume a presidência do Sindilegis no dia 15 de fevereiro.

Integrantes da Mesa Diretora do Senado Federal

Para a Primeira-Vice-Presidência, foi eleito o Senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB).  O Senador João Alberto Souza (PMDB-MA) vai ocupar a Segunda-Vice-Presidência. O Senador José Pimentel (PT-CE) foi eleito Primeiro-Secretário — cargo considerado importante por lidar com a parte administrativa e com os contratos da Casa. Os senadores Gladson Cameli (PP-AC), Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) e Zezé Perrela (PMDB-MG) ficaram com a Segunda, Terceira e Quarta-Secretarias, respectivamente.

Integrantes da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados

Para 1º vice-presidente, foi eleito o Deputado Fábio Ramalho (PMDB-MG); para 2º vice-presidente, André Fufuca (PP-MA); para Primeiro-Secretário, Giacobo (PR-PR); para Segundo-Secretário, Mariana Carvalho (PSDB-RO); para Terceiro- Secretário, JHC (PSB-AL); para Quarto- Secretário, Rômulo Gouveia (PSD-PB).