Câmara nomeia 106 novos analistas legislativos

Sindilegis parabeniza e dá as boas-vindas aos novos servidores da Casa

A edição do Diário Oficial da União (DOU) da última sexta-feira (17) anunciou os106 novos servidores da Câmara dos Deputados. Agora nomeados, os aprovados tomarão posse e irão integrar os quadros do órgão. Diante de um momento tão especial e aguardado, o Sindilegis não poderia deixar de parabenizar e expressar admiração pelos novos colegas.

“Quero expressar nossos sinceros parabéns a cada uma e a cada um dos novos analistas legislativos nomeados. Esse certamente é um marco em suas carreiras e temos certeza de que vocês contribuirão significativamente para que a Câmara cumpra com excelência sua missão perante a sociedade brasileira. Desejo sucesso e muitas realizações nessa jornada,” declarou Alison Souza, presidente do sindicato. E completou: “Parabenizo também a presidência e a direção-geral da Câmara pelo empenho com que têm trabalhado para recompor o quadro de pessoal da Casa”.

A nomeação dos aprovados vem em boa hora. Até o dia 8 de maio, 936 cargos efetivos da Câmara estavam vagos. Foram nomeados os aprovados nos cargos de analista legislativo, nas especialidades de contador, informática legislativa, técnico em material e patrimônio, assistente social, enfermeiro, farmacêutico, médico e técnica legislativa.

Novo servidor conta sua trajetória

Victor Lazo foi um dos aprovados no concurso da Câmara dos Deputados que viu o seu nome estampado no Diário Oficial da última sexta-feira. Pai de uma criança de 2 anos, a preparação exigiu muita abdicação, especialmente de tempo com a família, e trouxe momentos de sofrimento. Mas o propósito se fortalecia a cada ausência, afinal, foi o nascimento do filho que o deu motivação para se dedicar ainda mais aos estudos e buscar o seu crescimento profissional.

Servidor público desde 2008, Victor iniciou sua carreira no Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), logo após concluir o ensino médio. Mas entre momentos de satisfação com o trabalho que exercia e de dedicação aos estudos de alguns editais, ele enfrentou frustrações, incluindo reprovações por apenas dois pontos nos concursos do Senado Federal em 2012 e 2022. “A frustração de estar tão próximo e ao mesmo tempo tão longe não me desmotivou”, disse. Decidido a não desistir, continuou a estudar mesmo sem um edital que o motivasse, até que o concurso da Câmara dos Deputados foi autorizado.

Ele, então, mergulhou nos estudos. O período de preparação para a prova exigiu muita abdicação, especialmente do tempo com sua esposa e filho, e muito sacrifício. “Havia dias que eu saía cedo de casa e não via o meu filho porque ele ainda estava dormindo. Quando eu voltava, à noite, ele já estava dormindo novamente. Foi um período muito difícil para mim, que sou extremamente apegado a ele”, relatou.

A realização da prova trouxe um misto de alívio pelo dever cumprido e tensão pela espera do resultado. A nomeação, publicada na última sexta-feira, foi a recompensa pelo esforço. “Ver o meu nome no DOU trouxe um enorme alívio e sensação de realização”, disse Victor. Agora, ele se prepara para tomar posse na Câmara dos Deputados, com a expectativa de iniciar uma nova e bem-sucedida etapa em sua carreira.

“Vou sentir saudade do meu atual trabalho, afinal, são 15 anos e 6 meses de história no órgão que me forjou e me fez ser o profissional que sou hoje. Tenho certeza que deixei minha marca no MPDFT, mas estou pronto para realizar uma nova história de sucesso na Câmara dos Deputados”, afirmou.