Câmara realiza II Maratona Hacker de Gênero e Cidadania

A Câmara dos Deputados realiza, do dia 24 a 28 de novembro, a II Maratona Hacker de Gênero e Cidadania. A também chamada “hackaton” é uma maratona que reúne hackers, programadores, desenvolvedores e inventores para criar projetos que transformem informações de interesse público em soluções digitais, acessíveis a todos os cidadãos. O objetivo é promover a ampliação da transparência dos dados públicos. A iniciativa é feita em parceria com a Secretaria da Mulher e tem o apoio do Sindilegis.

Nesta edição, o destaque é para o aumento da participação feminina. Enquanto na primeira houve apenas três inscritas, a II Maratona conta, de 47 participantes, com 24 mulheres no projeto.

Dos 22 projetos, 13 se dedicam a criação de aplicativos para “Políticas Públicas de gênero e cidadania” e os outros nove ao tema “Violência contra a mulher”. Ambos irão auxiliar em pesquisas e disponibilizarão dados concretos sobre participação feminina na política e segurança e suporte à mulheres vítimas de agressão, por exemplo.

Os autores dos dois projetos vencedores serão premiados com passagem e hospedagem para participar de um encontro sobre projetos de Democracia Digital na sede do Banco Mundial, em Washington (EUA).

Solenidade de abertura

No dia 25, aconteceu a solenidade de abertura da Maratona. Representando o Sindilegis, a diretora de Educação Continuada, Cultura, Igualdade de Gênero e Meio Ambiente, Giovana Perlin, participou do evento e comentou o papel fundamental dos aplicativos que serão desenvolvidos.

“Estes aplicativos darão mais informações à população sobre a política e a violência contra a mulher, temas que não podemos deixar de discutir nunca. Com o maior acesso à informação, os debates serão mais ricos e a sociedade irá se mobilizar mais ainda para acabar, principalmente, com a violência de gênero”, comentou.

Compartilhe:

Veja também: