Com apoio do Sindilegis, Serviço de Qualidade de Vida do Senado criará programas que proporcionam bem-estar do servidor

Iniciativa do Serviço de Qualidade de Vidada Casabuscará fomentar melhorias no dia a dia tanto pessoal quanto profissional da categoria

Formular, implantar e implementar ações referentes à promoção da qualidade de vida e à superação das dificuldades individuais, com vistas ao bem-estar físico e psicológico do servidor. Esses são apenas alguns dos preceitos que tratam o Programa de Qualidade de Vida do Senado. Para impulsionar e agregar ainda mais inovações ao projeto, o vice-presidente do Sindilegis para o Senado, Petrus Elesbão, vem participando de uma série de reuniões, com as secretarias de Gestão de Pessoas do Senado e da Polícia Legislativa da Casa e com outras áreas da Casa, com objetivo de incrementar os programas de Qualidade de Vida em conjunto.

No dia 8 de outubro, o dirigente do Sindilegis se reuniu mais uma vez com a chefe do Serviço de Qualidade de Vida e Reabilitação Funcional (SEQVR) da Secretaria de Gestão de Pessoas do Senado Federal, Denise Costa Lisbôa; com o diretor da Polícia Legislativa, Pedro Ricardo Araújo; com o diretor da Secretaria de Gestão de Pessoas Rodrigo Brum; com o fisioterapeuta do SEQVR, João Ricardo de Mendonça, coordenador do Programa Pró-Saúde Ocupacional e responsável pelas ações do projeto a ser implantado; além do coordenador do Setor de Transporte Cássio Murilo Rocha e do representante do Programa Senado Verde, Delmar Rosado.

A proposta é desenvolver um projeto com o objetivo comum de promover o bem-estar e a qualidade de vida do servidor, a motivação, maior produtividade e satisfação com o trabalho, e que contemple, além dos Programas já oferecidos e implantados pelo SEQVR e demais setores da Casa, ações para o gerenciamento do estresse laboral, o estímulo à prática de atividade física e corporal, de prevenção e ergonomia e da maior integração do corpo funcional.

“Temos uma preocupação contínua com valorização do servidor. A intenção é que eles tenham, cada vez mais, satisfação no trabalho e ainda mais saúde mental e corpora. O intuito é motivar e incentivar sempre”, afirmou Elesbão.

“Pensamos nesse projeto em comum com os diversos segmentos da Casa e em parceria do Sindilegis, porque qualidade de vida no trabalho é uma responsabilidade de todos. Ele ainda está em fase de elaboração e, assim que aprovado serão divulgados os objetivos, metas e ações, inclusive com a possibilidade da criação de um espaço para a prática dessas atividades”, disse Denise Lisbôa.

Ela salientou ainda que o plano já tem o apoio da Diretoria-geral (DGER),  ao aprovar a Política de Qualidade de Vida nº 19 de 24 de setembro de 2014, assim como nas ações que atualmente ocorrem e que já contam com total aval da Diretoria. “Entendemos ser essencial e imperioso esse apoio da Administração da Casa, tanto na implementação da política, quanto nos projetos e ações a serem propostas. Além disso, é muito importante humanizar o trabalho, promover a qualidade e ver o servidor reconhecido e se orgulhar de pertencer à Instituição. Por este motivo, estamos pensando nesse projeto, pois a intenção é ter ações e programas que tenham continuidade e regularidade de atividades”, revelou.