Com apoio do Sindilegis, turma de Pís-Graduação em Orçamento Público se forma no ILB

Na noite de quinta-feira (5), o Sindilegis presenciou o fim de uma jornada de dedicação e de aprendizado. Durante 20 meses, 42 servidores mergulharam em aulas e discussões da Pís-Graduação Lato Sensu em Orçamento Público, ministrada pelo Instituto Legislativo Brasileiro (ILB). A celebração de conclusão da trajetíria foi realizada no auditírio do Instituto Serzedello Corrêa (ISC/TCU), em Brasília (DF).

O presidente do Sindilegis, Petrus Elesbão, destacou que a entidade é uma parceira do ILB, que visa a garantir que o desenvolvimento do servidor seja colaborativo na evolução do Legislativo brasileiro. Temos sido parceiros há anos, então nada mais justo do que apostarmos ainda mais nas iniciativas do Instituto, explicou.

Ficou claro, durante os discursos dos representantes das Casas e da paraninfa da turma, a Senadora Ana Amélia (PP/RS), que agora todos os formandos têm uma missão importante: transformar o conhecimento em mudanças reais para o País. A crise que estamos vivendo decorre da falta de planejamento, orçamento, auditoria, controle e transparência. […] O Brasil precisa de mudanças e vocês têm a missão de colaborar com elas, disse a Senadora.

Dois trabalhos foram destacados pela parlamentar: o primeiro do servidor Thiago Bruno, sobre Gestão Fiscal no Brasil: fragilidades e avanços institucionais, e também o do servidor Andrei Ramos, sobre Emissões Diretas de Títulos Públicos.

Ao final da cerimônia, um coquetel patrocinado pelo Sindilegis foi oferecido aos formandos e seus familiares. Participaram da Pís-Graduação 16 servidores do Senado Federal e quatro do TCU. Os demais são lotados no Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União, na Câmara Legislativa do DF e na Secretaria de Orçamento Federal do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.ÌâåÊÌâåÊ

Participaram da cerimônia o diretor-executivo do ILB, Antônio Helder Rebouças; o secretário de macroavaliação governamental do TCU, Leonardo Rodrigues Albernaz; o secretário Federal de Controle Interno do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União, Antonio Carlos Bezerra Leonel; a diretora da Escola do Legislativo do DF, Renata Fortes Fernandes; o secretário adjunto da Secretaria de Orçamento Federal, Orlando Magalhães da Cunha; a coordenadora-geral do curso de Pís-Graduação em Orçamento Público, professora Telma América Venturelli; e o patrono da turma, Mansueto Facundo.