Demandas da Secex/AM são entregues ao Secretário-geral de Administração do TCU

Em encontro realizado na manhã desta segunda-feira (10), o Secretário-geral de Administração do TCU, Eduardo Monteiro de Rezende, recebeu representantes do Sindilegis e da Auditar para a entrega oficial das solicitações registradas em ata de reunião ocorrida em outubro com servidores da Secex/AM.

O secretário-geral do Sindicato, Márcio Costa, também integrante da chapa vencedora da Funpresp, comentou sobre as demandas dos colegas da Secex/AM a respeito do plano de carreira complementar, adicional de fronteira, entre outros. “Foi um reivindicação de todos para que entregássemos este documento nas mãos do secretário-geral do Tribunal. Eles apontaram diversos anseios e pedem para que seja feita uma análise criteriosa, principalmente por estarem longe da sede”, disse.

Sobre o adicional de localidade, a Secex/AM pede sua inclusão entre as beneficiárias que vêm sendo discutidas no TCU com definição de critérios de concessão. Levantamento aponta que os concursos internos de remoção para esta Secretaria não recebem candidatos de outros estados, sendo a maioria com familiares da região e regressos de remoção nascidos no Amazonas.

O vice-presidente da Auditar, Helton Onesio de Souza, relembrou sobre a atuação do Tribunal para assegurar esse benefício. “O TCU está trabalhando para destravar este pleito antigo. E também sabemos das dificuldades orçamentárias e avanços. E, em outras reuniões, o Tribunal teve o cuidado de solicitar o parecer de outros órgãos”, frisou.

Já em relação ao plano de carreira complementar que tramita na Câmara dos Deputados, o documento pede que seja contemplado o reajuste de cargos e funções comissionadas, implementação do adicional de especialização e o pagamento integral da gratificação de desempenho aos aposentados.

O Secretário-geral do Sindilegis, Márcio Costa, afirmou o compromisso do Sindicato em pleitear as reivindicações dos servidores. “Essas demandas já estão contempladas no projeto de lei que tramita no Congresso Nacional. Quanto à questão do adicional de localidade, continuaremos a fazer o possível para obter referida inclusão”, concluiu.

Nova diretoria da Funpresp

Os representantes apresentaram a composição da nova diretoria da Funpresp. O vice-presidente da Auditar, Helton Onesio de Souza, enalteceu a vitória das associações e do Sindicato na composição da chapa após diversas reuniões. “Foi uma luta árdua construída pelo Sindilegis e nossa entidade. Foi difícil o consenso devido à proporcionalidade, principalmente na inclusão do Legislativo no processo, por conta do número de adesões das outras carreiras que já estão em maior número. Por isso foi uma grande vitória para os servidores, por incluir o poder Legislativo que é o legítimo fiscalizador”, afirmou.

“Colocamos voz na mesa e uma negociação incansável de forma paralela. O apoio da Auditar e do Fonacate foi essencial para que os votos aparecessem. Foram mais de trinta entidades para a composição. Chegamos ao consenso de aceitação dentro da Funpresp e obtivemos uma bela vitória”, relatou o recém eleito conselheiro da Fundação, Márcio Costa.