Dia do Policial Legislativo: policiais comemoram data com corrida na Esplanada dos Ministérios

Para celebrar o Dia do Policial Legislativo, policiais do Senado Federal, da Câmara dos Deputados e da Câmara Legislativa do Distrito Federal desfrutaram da manhã ensolarada de domingo (23) com uma corrida na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Após a corrida, eles foram recebidos com um café da manhã na chegada, proporcionando um momento de encontro e descontração entre colegas.

O evento foi organizado pela Polícia do Senado Federal, em parceria com a Câmara dos Deputados, e patrocinado pela Associação das Polícias do Congresso Nacional (APCN) e pelo Sindilegis.

Sobre a data

Instituída em 2021, a data relembra a criação de um corpo de polícia para proteger a Assembleia Nacional Francesa da repressão do rei Luís XVI em 1789. No Brasil, esses profissionais garantem a segurança do Congresso Nacional, permitindo o livre exercício da democracia e a independência do Poder Legislativo.

O presidente do Sindilegis, Alison Souza, ressalta a relevância dos policiais legislativos na segurança das milhares de pessoas que transitam diariamente pelo Congresso Nacional, parabenizando os servidores por sua atuação crucial na manutenção da ordem e no funcionamento das Casas Legislativas.