Diretores sindicais do TCU se reúnem com outras entidades para discutir os principais pleitos dos servidores

Na tarde desta terça-feira (7), dirigentes do Sindilegis e outras lideranças representativas de servidores se reuniram no posto do sindicato no Tribunal de Contas da União (TCU). O encontro ocorreu com o intuito de revisar os pleitos prioritários e esboçar estratégias para as lutas que deverão ser travadas pelos novos gestores do sindicato, como o adicional de especialização e qualificação (AEQ) e a reestruturação dos cargos.

Também foi discutido o projeto de reestruturação do Sindicato, que está sendo conduzido por Alison Souza, que fez uma breve explanação do trabalho que vem desenvolvendo.

Foi debatida ainda a questão de cargos comissionados que suspostamente seriam criados. Chegou-se ao consenso de que todas as entidades permanecerão em estado de absoluta alerta quanto a essa questão. “Confiamos que o bom diálogo que sempre tivemos com a Administração prossiga nessa gestão. O Presidente está ciente que as entidades vão sempre defender os servidores e a Instituição, mas é nossa política privilegiar as conversações”, destacou Dario Corsatto, diretor administrativo do Sindilegis.

Também estiveram presentes as diretoras do Sindilegis Simone Barbosa e Joana D’Arc. Pela Auditar, participaram Paulo Martins e Alan Rodrigues; pela ASTCU, Regis Machado; pela UNA-TCU, Weranice Brasil e Wilson Figueiredo; pela Asap-TCU, Erivan Carvalho; e, como colaboradora, a servidora Rosana Rondon Rossi.

Foram tratadas as seguintes demandas na reunião e consideradas prioritárias para 2017:

– Reforma da Previdência (PEC 287/2016) e o Movimento “A Previdência é Nossa!”;

– Resolução que flexibiliza a restrição de Técnicos ocuparem maiores Funções Comissionadas na área administrativa;

– Projeto de Lei que trata da reestruturação da carreira, trazendo requisito do nível superior para novos concursos de Técnicos, bem como fim das áreas para todos os cargos (com preservação dos direitos adquiridos para os TFCE-CE);

– Projeto de Lei que trata do Adicional de Especialização e Qualificação, que atualmente tramita na CTASP da Câmara;

– Jornada de 7 horas para comissionados;

– Acompanhamento de auditoria no Pro-TCU, que foi implantada por solicitação do Sindilegis e outras demandas relacionadas aos planos de saúde dos servidores.