Em palestra para o Mês do Servidor, Nath Finanças desmistifica a relação entre emoções e consumo

Aos 25 anos, Nathália Rodrigues consolidou-se como uma das vozes mais influentes em economia e finanças no Brasil e foi listada pela revista americana Fortune como a única brasileira a ocupar uma posição no ranking das 50 maiores lideranças do mundo. Nath Finanças, como é conhecida por seus seguidores no YouTube e nas redes sociais, foi a palestrante da apresentação “Finanças reais: um guia sobre emoções e consumo”, realizada na última quarta-feira (25), como parte das celebrações pelo Mês do Servidor.

Organizado pela Diretoria-Geral do Senado, em parceria com a Câmara dos Deputados e o TCU, com o apoio do Sindilegis e da Funpresp (Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público), o evento ocorreu no auditório Antonio Carlos Magalhães, do Interlegis, e também foi transmitido ao vivo pelo YouTube. Centenas de interessados se reuniram para aprender mais sobre planejamento orçamentário, investimentos e como as emoções afetam os padrões de comportamento de consumo, moldados, sobretudo, pela necessidade de pertencimento e experiências prévias.

O presidente do Sindilegis, Alison Souza, falou sobre a dificuldade que muitos brasileiros têm em lidar com seu orçamento. “A educação financeira é algo que muitas pessoas não aprendem em casa, mas é fundamental para viver uma vida equilibrada. Por isso, para nós, é um presente poder contar com a Nath como parte das comemorações do Dia do Servidor”, ponderou. Participaram, também, Márcio Albuquequer, secretário da Segedam do TCU; Márcio Tancredi, diretor executivo de gestão do Senado; e Márcia Cristina Oliveira, servidora da Diretoria de Recursos Humanos da Câmara dos Deputados.

Em sua exposição, Nath utiliza estratégias que envolvem os ouvintes e levanta questões como “Você conversa sobre dinheiro com sua família?”; “Sucesso significa poder de consumo?” e “O que você quer fazer com seu dinheiro daqui a dois, cinco, dez anos?”. A capacidade de desmistificar tabus em relação à educação financeira e tornar o tema mais acessível para diversas audiências é o que tornou a consultora financeira uma potência capaz de se comunicar com públicos de todas as classes econômicas. “A economia é algo universal que todos vivenciam. Claro que precisamos adaptar a linguagem, os exemplos e o perfil, mas todos podem compreender quando têm as informações necessárias”, explicou.

Na palestra, Nath deu dicas de como montar uma reserva de emergência, organizar os gastos em planilhas e até recomendações de aplicativos para auxiliar no planejamento orçamentário. “O consumo é um meio de nos relacionarmos socialmente, e muitas pessoas cedem à pressão. Portanto, podemos perceber que a educação financeira se apresenta como um meio de libertação para muitos. Você não precisa cortar todos os desejos da sua vida. Pelo contrário, é fundamental para nossa saúde mental termos aspirações e desejos que vão além da mera sobrevivência. É preciso saber quais são suas prioridades e pensar no futuro, para que você consiga alcançar seus objetivos de médio e longo prazo sem se endividar.”

Conheça Nath Finanças

Nathália Rodrigues, mais conhecida nas redes como Nath Finanças, é orientadora financeira e formada em administração de empresas. Ela tem a missão de ensinar educação financeira de maneira fácil e prática para quem não entende do assunto. Ela dialoga principalmente com estudantes, estagiários, desempregados ou trabalhadores que ganham um salário mínimo. Seu objetivo é que todos os seus seguidores saiam do vermelho e passem a usar o dinheiro da melhor maneira possível, mantendo a saúde mental e financeira.

Redes sociais: