Em show de talento e simpatia, dupla de cantadores anima filiados ao Sindilegis

Filiados ao Sindilegis puderam desfrutar, na noite da última quinta-feira (23), de uma explosão de talento, improviso e simpatia dos famosos repentistas Geraldo Amancio e Moacir Laurentino, que abrilhantaram a “Noite dos Cantadores”, em uma iniciativa da Coordenadoria de Aposentados do Senado para o Sindilegis e que contou com o apoio do Espaço Musical Roberto Baez.

O evento, que agrega ao calendário das festividades juninas e ocorreu no CAS da 610 sul, reuniu filiados das três Casas Legislativas e diretores do Sindilegis, que ficaram encantados com os versos de improviso e a animação dos cantadores nordestinos. Os artistas encantam plateias do Brasil há 40 anos, com eletrizantes repentes e já colecionam muitos prêmios na carreira.

O organizador do evento e coordenador setorial de aposentados e pensionistas do Sindilegis no Senado Federal, Nonato Freitas, revelou ser um apaixonado pela literatura e cultura e explicou que foi daí que surgiu o incentivo para promover a “Noite dos Cantadores”, uma iniciativa inédita do Sindicato.

“Para mim, a crítica literária não dá a devida importância à cantoria e, infelizmente, ainda existe um viés de preconceito com os cantadores, principalmente quando há um distanciamento do Nordeste, local em que esta modalidade é muito popular. Então, este trabalho é justamente enaltecer a cantoria e foi por isso que decidimos realizar este evento: para que todos pudessem comparecer e ver de perto esses dois gênios do repente que, generosamente, aceitaram o nosso convite. Estou muito contente com o resultado, foi um evento para não ser esquecido”, afirmou.

O vice-presidente do Sindilegis para a Câmara, Paulo Cezar Alves, também prestigiou o evento e parabenizou os cantadores pelo trabalho. “É uma iniciativa louvável porque aproxima Brasília da cultura nordestina, que é belíssima e muito rica. Espero que este seja o pontapé para que o Sindicato organize e realize mais eventos desta magnitude cultural, proporcionando momentos de lazer e bem-estar aos servidores”, observou.

Cantadores famosos

Geraldo Amancio tornou-se referência no meio do repente sendo um dos mais laureados e respeitados, tendo um público imenso fã da sua cantoria. Apresentador de programas televisivos em Fortaleza (CE), atualmente está à frente do “A Sanfona e a Viola”. Pertence à Academia Brasileira do Cordel. Sendo membro também da “Casa do Cantador”, em Fortaleza, que possui mais de 50 anos de existência.

Amancio explica que eles não levam nada previamente pensado para o show: são o clima, as pessoas e os sentimentos que guiam a cantoria e os repentes: “A nossa apresentação conta com diversas modalidades e estilos de cantorias. Esta não é a nossa primeira vez em Brasília, já viemos várias vezes, mais para a Casa do Cantador, que fica em Ceilândia. Fiquei surpreso com o público na Noite do Cantador, porque esta modalidade não é muito popular, então, ficamos muito contente com a participação do público do Legislativo, que veio prestigiar a intelectualidade nordestina. O Nonato [Freitas] é um grande amigo, poeta e amante da cantoria, e foi um imenso prazer fazer parte deste evento”.

Nos últimos anos, ministrou palestras para diversas Universidades e Academias de letras dos Estados, assim como em colégios dos interiores mais distantes. Dentre essas palestras, uma das mais marcantes foi em Coimbra, Portugal. Participante de vários Festivais de Repentistas, possui mais de 150 troféus de primeiro lugar.

Já o cantador de viola e repentista Moacir Laurentino traz o talento no sangue. Filho do poeta Avelino Laurentino da Silva, é da família do poeta Belarmino de França e canta desde junho de 1963, mas profissionalmente a partir de 1966 e já dividiu o palco com Geraldo por diversas oportunidades.

“É gratificante estar em Brasília. Acho que nossa capital deve ser uma vitrine para qualquer trabalho cultural, principalmente a cantoria do Nordeste, já que aqui residem tantas pessoas de lá e, outras, que são filhos e netos de nordestinos. Vir a Brasília é sempre muito bom porque a gente encontra, reencontra, ouve e faz alguém ouvir cantoria e é algo muito bom, enobrece a alma e espero que todos os que compareceram tenham gostado do que apresentamos”, analisou.