Encontro de Representantes Regionais avança em diversos aspectos e une a categoria

O encontro entre os representantes regionais e diretores do Sindilegis, ocorrido durante a programação da VI Copa Sindilegis, ficou marcado pelo calor dos debates e por definições importantes para os estados. Os participantes elegeram cinco eixos temáticos para discussão: assuntos gerais voltados para demandas dos servidores ativos e inativos, ampliação de convênios e parcerias do Legis Club Brasil para as regionais, papel dos representantes em suas unidades da federação e organização da próxima Copa Sindilegis.

A diretora de integração regional, Simone Barbosa, fez uma avaliação bastante positiva da reunião. “Cada encontro tende a nos unir mais e a ser mais produtivo, pois passamos a nos conhecer melhor e a integrar uma equipe do Sindilegis nas regionais. É o momento em que os representantes falam e são ouvidos, que participam de todo o processo no Sindilegis”, comentou.

Diferentemente das edições anteriores, os diretores das outras Casas Legislativas também estiveram presentes no encontro, reforçando a unidade do Sindicato e servindo de troca de experiências. Entre eles, compareceram o servidor da Câmara e diretor de benefícios Helder Azevedo, o vice-presidente do Sindilegis para a Câmara, Paulinho Alves e o servidor do Senado e diretor interinstitucional, Olavo Filho.

Diante da pauta extensa, foram dedicados dois dias para o encontro, sendo o primeiro voltado para a Copa Sindilegis. Todos os participantes puderam dar suas contribuições.

1º Dia do Encontro
Os representantes indagaram sobre a mudança repentina de local, visto que Natal havia sido escolhido como sede da Copa em 2014. O secretário-geral do Sindilegis Márcio Costa pediu desculpas pelo imprevisto e comentou sobre as dificuldades financeiras e logísticas para a realização do evento. “Os investimentos para a Copa são relevantes e, devido uma série de fatores, tivemos que buscar uma opção que não afetasse a gestão dos recursos. No entanto sabemos a importância de um evento que mantém a unidade e integração entre os participantes”, afirmou.

Durante a sabatina ficou decidido que o Sindicato deve respeitar a soberania das aprovações feitas pelos representantes, no que diz respeito às definições para a realização do torneio. De acordo com o diretor administrativo do Sindicato, Dario Corsatto, a Copa tem um papel fundamental para os servidores do TCU nos estados e destacou o compromisso de transparência para as próximas edições. “Compactuamos com todos nas colaborações e sugestões, é mesmo muito importante a participação de todos. A decisão do grupo deve ser soberana, mas a alteração teve a ver com uma melhor gestão dos recursos do Sindicato. Para a próxima edição, buscaremos nos comunicar de forma efetiva e constante”, disse.

O diretor de esportes do Sindilegis e organizador do evento, Alison de Souza, reiterou o papel dos representantes para a realização das próximas Copas. “Contamos e contaremos sempre com os dirigentes das regionais. Fico muito feliz que este Sindicato esteja sempre presente nestas discussões, pois isso é que faz uma entidade forte, participativa e colaborativa. Teremos, a partir de hoje, transparência total em tudo o que diz respeito às próximas copas”, concluiu.

Ao final do encontro foi realizada uma votação junto aos representantes regionais, com definição de alguns estados para a realização da próxima Copa, entre eles, Paraíba, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Alagoas. Ficou decidido também que o evento deverá contar com a colaboração de uma comissão tríplice constituída por Djair Pinho Alves (Secex/MS), Lândia Maria Veloso da Silva (Secex/SE) e Evaldo José da Silva Araújo (Secex/PE). Eles irão buscar patrocinadores e faze uma estimativa de custos.

2º Dia de Encontro
No segundo dia do encontro, os diretores do Sindilegis comentaram sobre o papel dos representantes regionais para resolver as questões pontuais, de que forma eles podem contribuir para a gestão do Sindicato.

Outro tema abordado foi a possibilidade dos convênios do LegisClub Brasil, bem como de parcerias com clínicas odontológicas se expandirem para os estados. De acordo com o diretor de benefícios, Helder Azevedo, a limitação de tempo e de escala dificulta o poder de barganha na hora de negociar descontos. O LegisClub busca aglomerar mais entidades, aumentando o número significativo de servidores. Isso facilita nos acordos. Imagine negociar um desconto para 100 pessoas e outro para 10 mil? Temos que ampliar o poder de barganha”, afirmou.

Helder também citou a criação de uma reserva de Fundo garantidor de benefícios, em fase de implementação. “Estamos repensando nossa forma de convênio, mudando a estratégia negocial. Queremos descontos que ninguém consegue”, acrescentou. Ele se colocou à disposição ainda para auxiliar os representantes nas indicações de produtos e serviços de interesse dos servidores nos estados para firmar possíveis parcerias.

O andamento das principais demandas da categoria também entrou na pauta. Na ocasião, os diretores puderam atualizá-los sobre o projeto de lei 7.926, que trata do plano de carreira complementar. Eles também informaram sobre a APL/GAL, Adicional de Penosidade (fronteiras), Quintos, URV dos Técnicos e Auxiliares. Alguns representantes sugeriram que o Sindicato trabalhasse num plano de carreira único, que contemplasse as três Casas, a fim de aumentar o vencimento básico.

Depoimentos dos representantes
Lândia da Silva, Secex/ SE: Todo ano discutimos pautas de interesse dos servidores nos estados e o encontro é sempre muito positivo, e a Copa Sindilegis é extremamente válida. Essa diretoria nos valoriza. Saímos dessas reuniões sempre com uma resposta, pois chegamos a um denominador comum, ou seja, a um consenso, priorizando o coletivismo.

Eduardo Amorim, Secex/CE: Essa reunião serve para aprimorar e corrigir os erros dos anos anteriores. Acho muito interessante esse encontro e parabenizo a diretoria que vem mantendo esse canal aberto e diálogo conosco das regionais. Além disso, saímos da reunião cobertos de informações relevantes sobre as demandas dos servidores e sobre a atuação do Sindilegis em busca de ampliação dos convênios.

João Paiva de Carvalho, Secex/ MA: O encontro foi muito bom, principalmente porque abordamos alguns aspectos que nos incomodam, com a necessidade de convênios que beneficiem diretamente o servidor fora de Brasília. Já em relação à Copa, o campeonato deve se perpetuar, pois é um momento ímpar de integração com os colegas.

Evaldo Araújo, Secex/PE: O primeiro dia do encontro foi dedicado a um balanço desta edição da Copa, no que precisamos melhorar e priorizar os acertos. Queremos destacar a importância de coletivizar as decisões, de dar transparência e se comunicar mais. O mais importante é que avançamos. Ao final, já começamos a construir 2015 tendo sempre em mente as melhorias. Já os outros itens da pauta, os debates foram esclarecedores.

Djair Alves, Secex/MS: Com relação à Copa, conseguimos resolver a principal questão: a tempestividade. Creio que, até o fim de novembro, a Comissão já tenha definido qual local da realização da Copa 2015, com levantamentos de custos despendidos, e potenciais patrocinadores. Acho que esses dias são considerados fundamentais para nossa integração. Devemos continuar investindo pesado nisso para que os servidores sintam interesse em fazer parte do Sindicato.