Encontro do Sindilegis possibilita debate entre coordenadores, representantes regionais e Administração do TCU

O segundo dia do Encontro de Coordenadores e Representantes Regionais do Sindilegis foi marcado, nesta terça-feira (4), por debates de pautas mais técnicas que envolvem a reestruturação da carreira e da Secretaria do Tribunal de Contas da União. Durante todo o dia, os 27 representantes e os cinco coordenadores, bem como a diretoria do Sindicato, estiveram atentos para discutir mais profundamente as demandas, com o objetivo de levar para os estados os desdobramentos dos temas. O evento aconteceu no Hotel Carimã, na cidade de Foz do Iguaçu/PR, protagonizado pela pasta de Integração Regional do Sindicato.

Diferentemente das edições anteriores que eram focadas mais em questões remuneratórias, o Encontro deste ano concentrou-se em debates de ordem técnica e administrativa.

Manhã – Representando o Sindilegis, estiveram presentes a diretora de integração regional e o diretor de comunicação, Simone Barbosa e Márcio Hudson, respectivamente. O presidente da ASTCU, Regis Machado, também prestigiou o evento. Com base em tópicos, a diretora Simone Barbosa fez a revisão dos debates do primeiro dia, sintetizando os trabalhos até então realizados.

O vice-presidente do Sindilegis para o TCU, Eduardo Dodd, avaliou o encontro: “Esse é um momento em que as regionais têm espaço para trazer os anseios e as necessidades dos servidores lotados fora da sede”.

“De todos os encontros dos quais participei, este é o que mais me deixou feliz, pois nunca debatemos tanto e tão profundamente as questões técnicas que envolvem as atividades dos servidores do TCU e o retorno que a sociedade espera do Tribunal”, disse o coordenador regional do Nordeste, Evaldo Araújo.

Tarde – No período vespertino, o secretário-geral de Administração do TCU, Carlos Roberto Caixeta, compareceu ao evento a convite do Sindilegis. Na ocasião, Caixeta pôde esclarecer as dúvidas dos representantes e coordenadores acerca dos principais pleitos dos servidores. Ao lado dele, compuseram a mesa: o diretor administrativo do Sindilegis, Dario Corsatto; o presidente da ASTCU, Regis Machado; e a diretora de integração regional, Simone Barbosa. Quando questões jurídicas foram debatidas (tais como APL/GAL, Quintos e VPI), o representante do Amapá, Fábio Williams, foi convidado a unir-se ao grupo, uma vez que ele é responsável por auxiliar a diretoria do Sindicato no acompanhamento desses processos.

“Tendo em vista as muitas conquistas remuneratórias que alcançamos recentemente, pudemos focar em outras questões técnicas e administrativa de relevância”, destaca Corsatto.

Neste momento foram apresentadas todas as questões debatidas durante o Encontro para que Caixeta pudesse analisar e trazer informações. Os componentes da mesa explicaram o histórico e a expectativa sobre questões como reestruturação e ampliação do teletrabalho, fortalecimento da Segecex, adicional de especialização, estrutura do TCU, contenções orçamentárias, otimização das regras do concurso de remoção, reestruturação das carreiras do TCU e ressarcimento de despesas médicas.

Caixeta observou que a Administração do TCU tem envidado esforços na busca de soluções para as reivindicações consideradas prioritárias. “O resultado foi ótimo, porque foi elaborada uma carta com deliberações que será útil para a Segedam nesse momento e para a próxima gestão”, afirma Caixeta.

A diretora de integração regional do Sindilegis, Simone Barbosa, fez uma avaliação positiva dos dois dias de discussões: “Amadurecemos muito ao longo desses encontros e nos tornamos mais conscientes da importância do nosso papel como representantes dos servidores que estão longe da sede, tarefa que extrapola pautas somente voltadas para demandas remuneratórias”, comentou.

Resultados – Ao final do Encontro, os representantes e os diretores do Sindilegis fecharam uma pauta de deliberações com todas as demandas discutidas e possíveis soluções sugeridas pelos servidores, votando cada item, que resultou em um texto que traduzisse as discussões realizadas nos dias do evento.

A carta com deliberações será entregue pessoalmente pela diretora Simone Barbosa ao Ministro Raimundo Carreiro, atualmente vice-presidente do Tribunal de Contas da União, ainda sem data definida.

Homenagem – Ao final, foram entregues medalhas aos representantes dos Estados, por diretores do Sindilegis, como forma de homenagear sua dedicação durante o período que correspondeu à atual gestão.

Anote na agenda – Na quarta-feira (5), os servidores têm um encontro marcado na abertura oficial da Copa Sindilegis/TCU, que será realizada nas dependências do Hotel Carimã, a partir das 19h. Pela manhã, os representantes e coordenadores farão um passeio pelas Cataratas Argentinas.