Entidades sindicais se unem e fundam a Fenafirc

O dia 12 de maio de 2014 marca uma inovação no movimento sindical. Na tarde desta segunda-feira, foi fundada a Federação Nacional dos Sindicatos dos Servidores dos Órgãos Públicos Federais de Fiscalização, Investigação, Regulação e Controle (Fenafirc), constituída por entidades sindicais. A Federação é composta por oito entidades representativas, entre elas, o Sindilegis. A unidade das categorias é fundamental para o fortalecimento das lutas comuns junto ao Congresso e ao Poder Executivo, em especial.

Em Assembleia Geral, que aprovou o Estatuto e definiu a fundação da Federação, os delegados se manifestaram quanto à participação na Federação e a aprovação da Diretoria e do Conselho Fiscal. Por unanimidade e uma única proposta, a Chapa Fenafirc foi definida com o diretor de aposentados e pensionistas do Sindilegis, Ogib Teixeira, como presidente da Federação.

Para Ogib, a expertise dos delegados é fundamental para a atuação na esfera federal e na defesa do serviço público e do servidor. “Os representantes das entidades que aqui estão são comprometidos e fazem a fiscalização, a regulação e o controle no serviço público. Poderemos confirmar para a sociedade que queremos servir ao público, e não servir-se do público”, enalteceu.

O presidente do Sindilegis, Nilton Paixão, representa também a Federação como vice-presidente. Ele destacou a importância do trabalho em conjunto das entidades para atuar em outras vertentes, mas ainda em prol dos servidores. “Esperávamos a criação da Fenafirc com muito entusiasmo, pois sabemos que irá auxiliar mais ainda os servidores nas conquistas. Podemos, de forma conjunta com outras entidades, fazer valer o slogan ‘Por um serviço público de qualidade e um Brasil sem corrupção’”, enfatizou.

Como delegados do Sindilegis, o vice-presidente para a Câmara, Paulo Cezar Alves; o diretor administrativo, Dario Corsatto; o vice-presidente para o TCU, Eduardo Dodd; o diretor de benefícios Helder Azevedo e o coordenador setorial de aposentados e pensionistas no Senado Marco Antonio de Souza (Markito) também fazem parte da Federação.

Após a fundação oficial, a diretoria pretende estudar um reordenamento e avançar para retomar os espaços que estão sendo retirados do servidor público e do patrimônio.

Confira abaixo as entidades que fazem parte da Fenafirc:

Sindilegis – Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo Federal e do Tribunal de Contas da União

SINASEMPU – Sindicato Nacional dos Servidores do MPU e do Conselho Nacional do Ministério Público

SINAL – Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central

ANFFA Sindical – Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários

UNACON Sindical – Sindicato Nacional dos Analistas e Técnicos de Finanças e Controle

SindCVM – Sindicato Nacional dos Servidores da Comissão de Valores Mobiliários

SindSusep – Sindicato Nacional dos Servidores da Superintendência de Seguros Privados

ANER – Associação Nacional dos Servidores Efetivos das Agências Reguladoras Federais.