Conhecido como Seu Pereira, João Pereira dos Santos continuava trabalhando mesmo aposentado há 45 anos
Morreu nesta terça-feira (23), com cem anos de idade, o funcionário público mais antigo do Brasil, o servidor aposentado pela Câmara dos Deputados João Pereira dos Santos, conhecido como Seu Pereira. Nascido em 10 de junho de 1914, ele ainda prestava serviço no Ministério da Justiça há 39 anos. Atualmente, tomava conta da recepção da portaria privativa do edifício sede, por onde entram o ministro José Eduardo Cardozo e as demais autoridades que visitam o prédio.
Natural de Propriá, no Sergipe, Seu Pereira completou 100 anos em 10 de junho. Mudou-se para Brasília em 1º de maio de 1960 e era casado havia mais de 40 anos com sua segunda mulher, Terezinha Lucas. Ele deixa quatro filhos, netos e bisnetos, segundo informou o Ministério da Justiça, que divulgou nota de pesar pela morte do funcionário.
Ele faleceu na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Santa Lúcia, de pneumonia bilateral. Durante sua trajetória na Câmara, trabalhou como inspetor de segurança legislativa. Costumava dizer que adorava suas atribuições. “Trabalho para não ficar em casa. A aposentadoria te faz um inútil. Você fica ocioso e envelhecendo. O trabalho faz a pessoa viver. Quem gosta de trabalhar não deve parar”, comentou.
Sempre incansável, o “Pelé do funcionalismo”, como era tratado pelos colegas, também era adepto à boa leitura. Em reportagem a uma emissora de TV, Pereira revelou que “… os livros abrem teus horizontes. Minha atividade intelectual são os livros e minha vitalidade, os peixes”. Além disso, o servidor pedalava duas vezes ao dia e dirigia o próprio carro. De sorriso sempre aberto, o funcionário vai deixar saudades e um exemplo a ser seguido.