Gráficos e repírteres ganham homenagem especial do Sindilegis

Uma comemoração simples, porém significativa. Foi assim que o Sindilegis decidiu homenagear gráficos e repórteres do Senado Federal pelos dias especiais, comemorados em 7 e 16 de fevereiro, respectivamente, em um coquetel recheado de música ao vivo com a banda instrumental Choro D’ Bamba e sorteio de brindes (um jantar na churrascaria Potência Grill para duas pessoas, 20 kits de massagem e limpeza de pele da clínica Corporeum, conveniada ao Legis Club Brasil, e 30 chocolates suíços, estes últimos ofertados pela Comsefe).

Realizado no auditório da Secretaria Especial de Editoração e Publicações (SEEP) do Senado, na última terça-feira (16), o evento contou com o apoio do Legis Club Brasil e da Associação dos Profissionais de Comunicação Social do Senado Federal (Comsefe), reunindo, durante os turnos da manhã, tarde e noite, mais de 150 servidores, entre autoridades, diretores do Senado, efetivos, estagiários e terceirizados da Casa.

O senador Hélio José esteve presente na comemoração e aproveitou para agradecer o trabalho desempenhado por ambas as categorias homenageadas, além de prestar todo o apoio para os servidores: “É com muita honra que compareço a este evento que o Sindilegis promove para comemorar o Dia do Gráfico e o Dia do Repórter. Estas são categorias de importância incomensurável, pois, juntas, formam a essência do que chamamos ‘imprensa’. Fiz questão de comparecer porque sei que a sociedade valoriza muito o trabalho de vocês; e eu, como representante social, não poderia deixar de vir e prestar essa homenagem também”.

Servidor oriundo da SEEP, o vice-presidente do Sindilegis para o Senado, Petrus Elesbão, ressaltou a importância das duas profissões homenageadas para o bom funcionamento do trabalho realizado pela Casa e aproveitou para atualizar os presentes com o andamento de demandas consideradas prioritárias, como a VPI e o reajuste salarial para as três Casas do Legislativo.

“É motivo de muita alegria estar aqui comemorando o grande dia de duas profissões tão importantes e, muitas vezes, complementares: o gráfico e o repórter. Em especial, os nossos repórteres, que têm como ofício o testemunho do trabalho que todos realizamos em prol desta Casa, e nossos gráficos, que imprimem aqui, dia após dia, a história do Brasil e de seu Parlamento. Quero deixar registrado os meus parabéns e a minha admiração pelo trabalho maravilhoso que cada um de vocês executa diariamente em prol do Senado Federal e do nosso País”, reforçou.

Representação – Em seu discurso, o diretor da SEEP, Florian Madruga, relembrou os mais de 50 anos de atuação da Gráfica do Senado, que se tornou uma das mais diversificadas do setor público e uma das mais modernas do País. Por meio de investimentos em tecnologia digital e equipamentos que dispensam insumos químicos, a SEEP também se destaca por oferecer impressões em braile, racionalizar custos e diminuir o consumo de papel, além de democratizar o acesso às publicações.

“Neste evento tão significativo, em que comemoramos uma profissão tão relevante como a do gráfico, gostaria de enaltecer o trabalho de cada um que se dedica, nos mais variados turnos, para imprimir a história do Legislativo e do Brasil no dia a dia de suas tarefas. Parabenizo o Sindilegis pela iniciativa e gostaria de dizer que é um orgulho poder fazer parte deste quadro e representar esta categoria”, discursou.

O presidente da Associação dos Profissionais de Comunicação do Senado (Comsefe), César Augusto Resende, também marcou presença no coquetel e representou a categoria dos repórteres, sorteando prêmios junto ao Sindilegis no evento.

“Essa homenagem feita pelo Sindilegis, em parceria com a Comsefe, é muito maravilhosa porque o dia do repórter é importantíssimo. É ele quem traz as novidades, as investigações para todo o povo. É ele a comunicação entre os parlamentares e a população, no nosso caso aqui na Agência Senado, por exemplo. Eu, que sou jornalista há 25 anos, me sinto muito representado por esta comemoração. O Sindilegis tem sido um grande parceiro nosso, de fundamental importância para que possamos realizar diversas ações em prol de nossa categoria”.

Homenageados – A combinação ofertada pelo Sindilegis, ao final, acabou superando as expectativas, de acordo com os servidores que prestigiaram o evento. Carlos Alberto de Carvalho, por exemplo, revelou que esta é a primeira vez que a equipe do turno noturno da Gráfica finalmente se sentiu inserido em uma comemoração.

“Achei a iniciativa do Sindilegis muito bacana porque há anos que não tínhamos uma confraternização unindo o servidor de carreira, o terceirizado e os servidores comissionados. Devido ao horário, as solenidades que acontecem aqui na Casa são sempre nos horários matutino e vespertino, e o pessoal do noturno nunca consegue participar. Mas dessa vez foi diferente, realmente nos sentimos representados”, afirmou.

Raimilda Bispo, também servidora, compartilha do mesmo sentimento do colega: “Isso é muito importante para nós porque momentos assim renovam, dentro da gente, o entusiasmo e a vontade de ser cada vez mais profissional. Achei muito interessante as palavras do Petrus [vice-presidente do Sindilegis para o Senado] quando ele disse ‘a família grafiana’, se referindo a nós, porque realmente nos consideramos assim, mas poucas vezes somos valorizados como profissional, como gráfico, como competente”.