Memórias do Senado Federal são resgatadas em artigo publicado por servidores da Casa

“Esta é a minha história: Relato de experiência de resgate da memória organizacional no Senado Federal sob a perspectiva de análise dos vínculos afetivos com o trabalho”. Esse é o tema do artigo publicado pelo assessor técnico da Secretaria de Gestão de Pessoas (SEGP) do Senado Federal, Paulo Meira, e por Ilana Trobka, diretora-geral da Casa. Com as experiências adquiridas ao longo de muitos anos de trabalho na Casa Legislativa, decidiram, juntos, colocar no papel as memórias de servidores aposentados, com análise dos vínculos afetivos com o trabalho, identidade pessoal x profissional e da preservação da memória organizacional.

“A contribuição do relato é metodológica, a partir de detalhamento de ações que podem servir de inspiração a iniciativas de outras instituições públicas, na valorização de seu corpo funcional aposentado”, afirma os autores do artigo.

A iniciativa do artigo foi promovida em 2019 e apresentando recentemente no IX Encontro Brasileiro de Administração Publica, que aconteceu em São Paulo, entre os dias 5 e 7 de outubro de 2022. O relato materializa uma das mais importantes dimensões da gestão do conhecimento, a saber, a gestão da memória organizacional, e de construção de um vínculo mais perene com os colaboradores já aposentados, que não se sentiam anteriormente valorizados pela organização. O objetivo do estudo é recuperar a sucessão de fatos, de sua concepção ao lançamento, à luz das melhores práticas de gestão do conhecimento, no que tange à produção e proteção da memória organizacional.

Baixe e confira o artigo na íntegra

ArtigoBaixar