Nova Diretoria da Auditar toma posse em evento prestigiado por autoridades e servidores

“É uma grande responsabilidade, mas que não deixa de ser um privilégio representar uma categoria tão admirada na administração pública”. Foram com essas palavras que o auditor federal de controle externo Paulo Martins definiu seu ingresso no cargo de presidente da União dos Auditores Federais de Controle Externo (Auditar), que aconteceu nesta terça-feira (19), em evento prestigiado por diversas autoridades.

Paulo Martins fez um discurso emocionado ao lembrar os percalços que enfrentou para chegar a um dos órgãos mais importantes do Brasil. Para ele, assumir a presidência da Auditar ainda tão jovem é um reconhecimento do esforço empreendido ao longo da sua trajetória.

“Estudei a minha vida inteira em escola pública e pude sentir na pele o mal que faz um Estado que, infelizmente, não investe e não atribui a importância necessária à formação de suas crianças e jovens”. “O trajeto foi dolorido, sim, mas nunca deixei de acreditar que dias melhores estavam por vir, de que o esforço e a humildade eram sim os alicerces de uma boa construção”, realçou.

Leonel Munhoz, que passou o cargo de presidente para Paulo Martins, deu início ao evento falando da sua satisfação em poder participar de mais um processo democrático da entidade. Segundo ele, é nessas transições que a entidade se fortalece. “É uma reafirmação do compromisso democrático que firmamos”, constatou.

A posse da nova Diretoria da Auditar foi prestigiada por ministros, deputados, representante de entidades de classe e inúmeros servidores. O presidente do Sindilegis, Nilton Paixão, fez questão de comparecer ao evento e destacou a parceria que a Associação e o Sindicato têm firmado ao longo dos anos. Paixão frisou que, apesar do cenário nebuloso que tem se desenhado no país, mais do que nunca os brasileiros precisam da atuação forte e isenta do Tribunal.

“Todos irmanados vamos continuar a fazer com que essa Casa desempenhe suas funções constitucionais e que ela, cada vez mais, tenha a respeitabilidade do povo brasileiro. Nesse momento de crise o povo tá conhecendo mais o TCU e essa Corte está chegando ao conhecimento dos brasileiros”, assegurou Nilton Paixão.

O presidente do TCU, ministro Aroldo Cedraz, também compareceu ao evento e definiu que jovialidade do novo presidente da Auditar é fruto do seu espírito contributivo. Para o presidente, a Associação tem muito a colaborar na consolidação do processo democrático no Brasil.

“Percebemos que não só as missões, mas as atribuições dos órgãos de Controle assumem uma perspectiva muito mais forte, que é exatamente através do conhecimento técnico, científico e da responsabilidade que temos em cada trabalho que realizamos, pois podemos contribuir significativamente e definitivamente para a consolidação desse processo democrático”, analisou.

O deputado João Campos também compôs mesa de abertura do evento e se colocou à disposição da entidade e dos servidores do TCU para atuar em prol da carreira e da Corte de Contas.  “Sei que as contribuições que chegarão ao meu gabinete dirão respeito às carreiras que integram o Tribunal e de alguma forma também será uma contribuição para o Brasil”, enalteceu.

O procurador-geral do Ministério Público junto ao TCU, Paulo Bugarin, realçou a necessidade de a Auditar levar firmemente a bandeira da valorização constante do Controle Externo. Na visão de Bugarin, o processo de engrandecimento constante da instituição vai trazer benefícios diretos para a sociedade brasileira.

Já o presidente do Fórum Permanente das Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), Roberto Kupski, cumprimentou o trabalho que essa associação tem feito ao longo do tempo para sua carreira e para o Brasil. “Fiquei feliz de ver o entusiasmo do presidente Paulo Martins em assumir essa função. Conte conosco, assim como contamos com o seu trabalho”, pediu.

Também participaram da cerimônia de posse da nova diretoria da Auditar, entre outras autoridades, o ministro do TCU Augusto Nardes; o ministro substituto do TCU Marcos Bemquerer Costa; os procuradores do Ministério Público junto ao TCU Sérgio Caribé, Júlio Marcelo de Oliveira e Cristina Machado; o secretário adjunto da OAB-DF, Juliano Costa Couto; o controlador-geral do Distrito Federal, Djacyr Cavalcanti de Arruda Filho; a diretora de Recursos Humanos da Câmara dos Deputados, Maria Madalena da Silva Cerneiro; a diretora de Assuntos Institucionais do CAU/BR, Luciana Rubino; o chefe de Gabinete do presidente do CAU/BR Raquelson Lins; e a representante do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral Jovita Rosa.

Confira os nomes dos novos membros da Diretoria:

 

CARGO

CANDIDATO

Presidente

 PAULO WANDERSON MOREIRA MARTINS

Vice-Presidente

 REGIS SOARES MACHADO

Diretor de Controle Externo

 SANDRO HENRIQUE MACIEL BERNARDES

Diretor Administrativo e Financeiro

 LÚCIO FLAVIO FERRAZ

Diretor de Prerrogativas Profissionais

 EDUARDO DODD GUEIROS

Diretor de Comunicação Social

 ALAN RODRIGUES DA SILVA

Diretor Parlamentar e Jurídico

 DARIO FAVA CORSATTO

Suplente

 EDEM MENDES TERRA JUNIOR

Suplente

REGINALDO DE SOUSA COUTINHO

Suplente

 EDUARDO DUAILIBE MURICI

Suplente

 HELTON ONESIO DE SOUZA

Suplente

 MAURÍCIO RAMOS E SILVA

Conselho Fiscal

 ERIVAN CARLOS DE CARVALHO

Conselho Fiscal

 CARLOS HENRIQUE CALDEIRA JARDIM

Conselho Fiscal

 BENJAMIM LIMA JÚNIOR

Conselho Fiscal

 MARIA SALETE FRAGA SILVA PALMA

Conselho Fiscal

 EMMANUEL NAZARENO SOUZA VASCONCELOS

 

 

 

 

 

Compartilhe:

Veja também: