Nova Diretoria da Auditar toma posse em evento prestigiado por autoridades e servidores

“É uma grande responsabilidade, mas que não deixa de ser um privilégio representar uma categoria tão admirada na administração pública”. Foram com essas palavras que o auditor federal de controle externo Paulo Martins definiu seu ingresso no cargo de presidente da União dos Auditores Federais de Controle Externo (Auditar), que aconteceu nesta terça-feira (19), em evento prestigiado por diversas autoridades.

Paulo Martins fez um discurso emocionado ao lembrar os percalços que enfrentou para chegar a um dos órgãos mais importantes do Brasil. Para ele, assumir a presidência da Auditar ainda tão jovem é um reconhecimento do esforço empreendido ao longo da sua trajetória.

“Estudei a minha vida inteira em escola pública e pude sentir na pele o mal que faz um Estado que, infelizmente, não investe e não atribui a importância necessária à formação de suas crianças e jovens”. “O trajeto foi dolorido, sim, mas nunca deixei de acreditar que dias melhores estavam por vir, de que o esforço e a humildade eram sim os alicerces de uma boa construção”, realçou.

Leonel Munhoz, que passou o cargo de presidente para Paulo Martins, deu início ao evento falando da sua satisfação em poder participar de mais um processo democrático da entidade. Segundo ele, é nessas transições que a entidade se fortalece. “É uma reafirmação do compromisso democrático que firmamos”, constatou.

A posse da nova Diretoria da Auditar foi prestigiada por ministros, deputados, representante de entidades de classe e inúmeros servidores. O presidente do Sindilegis, Nilton Paixão, fez questão de comparecer ao evento e destacou a parceria que a Associação e o Sindicato têm firmado ao longo dos anos. Paixão frisou que, apesar do cenário nebuloso que tem se desenhado no país, mais do que nunca os brasileiros precisam da atuação forte e isenta do Tribunal.

“Todos irmanados vamos continuar a fazer com que essa Casa desempenhe suas funções constitucionais e que ela, cada vez mais, tenha a respeitabilidade do povo brasileiro. Nesse momento de crise o povo tá conhecendo mais o TCU e essa Corte está chegando ao conhecimento dos brasileiros”, assegurou Nilton Paixão.

O presidente do TCU, ministro Aroldo Cedraz, também compareceu ao evento e definiu que jovialidade do novo presidente da Auditar é fruto do seu espírito contributivo. Para o presidente, a Associação tem muito a colaborar na consolidação do processo democrático no Brasil.

“Percebemos que não só as missões, mas as atribuições dos órgãos de Controle assumem uma perspectiva muito mais forte, que é exatamente através do conhecimento técnico, científico e da responsabilidade que temos em cada trabalho que realizamos, pois podemos contribuir significativamente e definitivamente para a consolidação desse processo democrático”, analisou.

O deputado João Campos também compôs mesa de abertura do evento e se colocou à disposição da entidade e dos servidores do TCU para atuar em prol da carreira e da Corte de Contas.  “Sei que as contribuições que chegarão ao meu gabinete dirão respeito às carreiras que integram o Tribunal e de alguma forma também será uma contribuição para o Brasil”, enalteceu.

O procurador-geral do Ministério Público junto ao TCU, Paulo Bugarin, realçou a necessidade de a Auditar levar firmemente a bandeira da valorização constante do Controle Externo. Na visão de Bugarin, o processo de engrandecimento constante da instituição vai trazer benefícios diretos para a sociedade brasileira.

Já o presidente do Fórum Permanente das Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), Roberto Kupski, cumprimentou o trabalho que essa associação tem feito ao longo do tempo para sua carreira e para o Brasil. “Fiquei feliz de ver o entusiasmo do presidente Paulo Martins em assumir essa função. Conte conosco, assim como contamos com o seu trabalho”, pediu.

Também participaram da cerimônia de posse da nova diretoria da Auditar, entre outras autoridades, o ministro do TCU Augusto Nardes; o ministro substituto do TCU Marcos Bemquerer Costa; os procuradores do Ministério Público junto ao TCU Sérgio Caribé, Júlio Marcelo de Oliveira e Cristina Machado; o secretário adjunto da OAB-DF, Juliano Costa Couto; o controlador-geral do Distrito Federal, Djacyr Cavalcanti de Arruda Filho; a diretora de Recursos Humanos da Câmara dos Deputados, Maria Madalena da Silva Cerneiro; a diretora de Assuntos Institucionais do CAU/BR, Luciana Rubino; o chefe de Gabinete do presidente do CAU/BR Raquelson Lins; e a representante do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral Jovita Rosa.

Confira os nomes dos novos membros da Diretoria:

CARGO

CANDIDATO