Odontolegis: mais de 10 mil atendimentos em 2014

Completamente reformulada no início do ano passado, visando proporcionar mais comodidade e qualidade nos atendimentos aos sindicalizados e seus dependentes, a Clínica Odontológica do Sindilegis – a Odontolegis – fechou 2014 com balanço positivo. Mais de dez mil atendimentos foram realizados entre fevereiro e dezembro, entre serviços como cirurgias buco maxilo faciais; implantodontia; ortodontia; periodontia; prótese; dentre outros.

Atualmente administrada pela Previni Odontologia, conhecida pelo grande investimento que realiza em treinamento e alta tecnologia, a clínica expandiu os serviços por entender que é de necessidade vital a prevenção bucal no dia a dia das pessoas. Entre as alterações estão a expansão do horário de atendimento, de 8h às 20h ininterruptamente, de segunda à sexta-feira, e de 9h às 13h aos sábados, pensada para que os servidores pudessem agendar seus horários sem comprometerem as atividades diárias.

Em janeiro de 2015, a clínica Odontolegis precisou ser fechada por alguns dias para a finalização da instalação e da realização de testes nos novos equipamentos de radiologia.  Os novos aparelhos vão gerar mais vantagens para os sindicalizados e dependentes, uma vez que esse tipo de procedimento será feito no próprio local, sem a necessidade de transitar para procurar clínicas especializadas. Os equipamentos estão prestes a ser liberados para uso dos filiados e dependentes.

As marcações de consulta odontológica podem ser feitas por meio do telefone: (61) 3214-7339 ou (61) 9951-3465. Clique aqui para conferir o balanço de atendimento realizado em 2014 pela Odontolegis.

Importância da prevenção

Segundo dados de 2014 do Programa Brasil Sorridente, do Ministério da Saúde, idosos têm quase 26 dentes extraídos em média por pessoa, e três a cada quatro idosos não possuem nenhum dente funcional. Destes, mais de 36% necessitam de pelo menos uma dentadura. O melhor remédio ainda é a prevenção. O cuidado oral desde a infância pode garantir que uma pessoa preserve seus dentes durante toda a vida, inclusive na terceira idade. Ao cuidar da higiene da boca é possível afastar doenças como a cárie – umas das maiores responsáveis pela perda dos dentes.

Fique de olho!

Quais são os problemas bucais mais comuns?

Cárie: doença caracterizada pela perda de minerais dos dentes, como consequência da produção de ácidos através da fermentação microbiana de açúcares da placa bacteriana. A placa bacteriana ou biofilme dental é uma película pegajosa e incolor, constituída de bactérias e açúcares provenientes da dieta, que se forma sobre os dentes e gengivas. É a principal causa das cáries e gengivites. Se não for removida diariamente, endurece e forma o tártaro.

Gengivite: é a mais comum das doenças periodontais e se caracteriza por ser reversível e envolver somente os tecidos gengivais em volta do dente. Sinais: Sangramento ao escovar, edema e vermelhidão na gengiva.

Periodontite: é a forma mais destrutiva de doença gengival. Não é reversível e envolve perda permanente de osso e gengiva podendo levar à perda do dente. Sinais: Mau hálito crônico, retração gengival, mobilidade dentária e possível sangramento.