Quem se interessa por moda sabe que algumas das peças mais valorizadas de um guarda-roupa são as exclusivas. Melhor ainda é quando você pode ter aquele modelo único a um baixo custo e com pouca poluição para o planeta. As servidoras da Câmara e do Senado aprenderam essa lição e puderam renovar o visual de algumas roupas pouco usadas.
Elas participaram, na quinta-feira (8), da 2Ìâå» oficina de customização de roupas promovida pelo Núcleo de Coordenação de Ações Socioambientais (NCAS). A ação contou com o apoio do Sindilegis. O objetivo é refletir sobre a importância do consumo responsável.
A ministração faz parte das comemorações da Semana do Meio Ambiente, iniciada em 5 de junho. A diretora do Sindilegis, Marília Marra, participou da oficina. A experiência de reestilizar as roupas foi muito enriquecedora porque aprendemos a tornar as peças únicas de uma maneira que não agride o planeta. Ao mesmo tempo, pudemos refletir sobre o impacto que a produção de lixo tem no meio ambiente, analisou.
As mulheres tiveram a oportunidade de aprender a trabalhar com materiais como linhas, agulhas, renda, spikes, retalhos, apliques em cristais, dentre outros, por meio de ideias que podem ser colocadas facilmente em prática no dia a dia.
Para o vice-presidente do Sindilegis, Paulo Cezar Alves, o debate socioambiental é de extrema relevância. é muito importante que o servidor público tenha a responsabilidade de pensar sobre os temas ambientais e ajude a sociedade a colocá-los, também, em sua pauta, avaliou.
Oficina de Reciclagem de Papel
Está prevista, também, a realização de uma oficina voltada para o ensino de produção artesanal de papel reciclado. A aula ainda não possui data marcada.