Outubro já começou: e a hora de vestir o rosa também

Solenidade de lançamento do movimento mundial Outubro Rosa aconteceu na Câmara e tem como objetivo conscientizar a todos sobre o câncer de mama

O Congresso Nacional se pinta de rosa no mês de outubro para lembrar a todos da luta contra o câncer de mama. O Outubro Rosa é um movimento mundial de mobilização pela conscientização sobre a importância de detectar precocemente a presença da doença, principalmente no corpo feminino. Além dessa iniciativa, a Câmara dos Deputados, por meio da Secretaria da Mulher e o Senado Federal, por meio da Procuradoria Especial da Mulher, realizam anualmente, no primeiro dia de outubro, a solenidade de lançamento do Outubro Rosa.

O câncer de mama é primeira causa de mortes frequentes por câncer em mulheres e a quinta causa de morte por câncer em dados gerais, segundo a Organização Mundial da Saúde. Mas, para detectar a existência de nódulos que podem evoluir para o câncer, o exame é muito simples e, para o controle do câncer de mama, é recomendado que as mulheres realizem exames periodicamente, mesmo que não tenham alterações.

Participaram da solenidade a diretora-geral adjunta da Câmara, Cássia Botelho; o diretor de Recursos Humanos, Rogério Ventura; o diretor do Departamento Médico da Câmara, Jezreel Avelino e representando o Sindilegis, a diretora de Integração Regional, Simone Barbosa.

Cássia Botelho fez questão de se vestir de rosa na data e enfatizou a satisfação de poder participar de tal iniciativa. “Estou muito orgulhosa como servidora e mulher por estar aqui, toda vestida de rosa, em prol de uma causa tão nobre”. Para Rogério Ventura, a fase de conscientização depende de todos os órgãos, mas cada um, individualmente, é responsável por promover a saúde, incentivar o exame e evitar que as mulheres passem por isso. Jezreel Avelino acredita que a parceria com o Departamento Médico da Casa é de extrema importância para incentivar a todas as mulheres a fazerem o exame.

Simone Barbosa aproveitou para compartilhar sua experiência pessoal. Com dois casos de câncer na família diagnosticados precocemente e de uma amiga que veio a falecer, a diretora do Sindilegis acredita que este evento serve para, principalmente, cada mulher cuidar de si mesma. “Queremos que o rosa esteja presente na vida das mulheres o ano todo e, com esse movimento, possamos cuidar sempre de nós mesmas. A mama é um símbolo muito importante da vida”, disse Simone, que também estava vestida de rosa para abrir este mês de outubro.

Outros eventos

Acontecerá ainda, no dia 19, às 9 horas, a Caminhada e Corrida contra o câncer de mama, patrocinada pelo Sindilegis. O Departamento Médico da Câmara irá promover também um debate sobre o câncer e o atendimento público, realizado pelo projeto Quintas Femininas, no dia 16. Acompanhe a programação e não deixe de participar de um movimento tão bonito em prol da vida.

Programação

Dia 1º de outubro: Iluminação do Congresso Nacional e exposição “A mulher e o câncer de mama no Brasil”, às 17 horas, no Salão Nobre.

Dia 16 de outubro: Quintas femininas – debate sobre “Câncer de mama: informação transparente, decisão consciente”, no plenário 2, da ala Nilo Coelho, no Senado a partir das 10 horas.

Dia 19 de outubro: Corrida Outubro Rosa – caminhadas e percursos a definir. O Sindilegis sorteará kits entre os dias 01° e 10 de outubro.