PLP 257/2016 chega ao Senado e Teto Salarial pode ser votado ainda esta semana

Algumas questões são, frequentemente, motivo de dúvidas dos filiados que entram em contato com o Sindilegis. Dentre elas, está a votação do PLP 257, projeto duramente criticado pelo Sindicato e outras entidades; e a votação do salário dos Ministros do STF, que servem como medida para o teto salarial dos demais servidores.

No caso do salário dos Ministros, a questão atinge muitos servidores que, por terem atingido o limite de remuneração, não sentiram os reajustes salariais aprovados recentemente para os servidores da Câmara dos Deputados, do Senado Federal e do Tribunal de Contas da União.

Fizemos um resumo sobre os últimos andamentos das questões:

PLC 54/2016 já tem relator – Ameaça à estrutura do serviço público está no Senado Federal

12/09/2016
Situação: MATÉRIA COM A RELATORIA
Ação: Em 12/9/2016, foi apresentada a emenda nº 1, de autoria do senador José Aníbal, anexada ao processado à fl. 73.
12/09/2016
Situação: MATÉRIA COM A RELATORIA
Ação: A presidenta da Comissão, senadora Gleisi Hoffmann, designa o senador Armando Monteiro relator da matéria.
Situação: AGUARDANDO DESIGNAÇÃO DO RELATOR
Ação: Matéria aguardando distribuição.
SLSF – Secretaria Legislativa do Senado Federal
Ação: Juntada ao processado, às fls. nºs 61 a 72, Redação Final da matéria recebida da Câmara dos Deputados.
Recebido em: SACAE – Secretaria de Apoio à Comissão de Assuntos Econômicos em 06/09/2016 às 15h51
CAE – Comissão de Assuntos Econômicos
Ação: À SLSF, para juntada de documento.
Recebido em: em 06/09/2016 às 15h15
05/09/2016
Situação: AGUARDANDO DESIGNAÇÃO DO RELATOR
Ação: Matéria aguardado distribuição.
SEADI – Secretaria de Atas e Diários
Situação: MATÉRIA LIDA EM PLENÁRIO.
Ação: Encaminhado à publicação.
Á Comissão de Assuntos Econômicos.
Avulso da matéria(Avulso da Matéria) ( PDF )
Recebido em:
SACAE – Secretaria de Apoio à Comissão de Assuntos Econômicos em 05/09/2016 às 15h59
SLSF – Secretaria Legislativa do Senado Federal
Situação: AGUARDANDO LEITURA
Ação: Aguardando leitura.
Recebido em: SEADI – Secretaria de Atas e Diários em 01/09/2016 às 18h09
SEPRTL – Serviço de Protocolo Legislativo
Situação: AGUARDANDO LEITURA
Ação: Este processo contém 60 (sessenta) folhas numeradas e rubricadas.
Recebido em: SLSF – Secretaria Legislativa do Senado Federal em 01/09/2016 às 13h59

O Projeto de Lei Complementar (PLP) 257/2016 tem sido o foco de diversas ações do Sindilegis e de entidades que representam servidores e outras classes. Isso porque o conteúdo do projeto ameaça o serviço público, congelando novas contratações, reajustes salariais e gastos voltados para setores como educação e saúde.

Após rejeitar por 258 votos a 90 a emenda do deputado Afonso Florence (PT-BA), de aumentar em dois pontos percentuais o repasse da União ao Fundo de Participação dos Estados (FPE), o Plenário da Câmara dos Deputados concluiu a votação do Projeto de Lei Complementar (PLP 257/16), em 30 de agosto, que trata da renegociação das dívidas dos estados do Distrito Federal com a União.

O projeto, cujo texto-base foi aprovado no início de agosto, estabelece limite de crescimento de despesas dos estados em troca de carência no pagamento das dívidas dos estados com a União e alongamento do prazo por mais 20 anos. Além da emenda vetada, o Plenário rejeitou outros dois destaques, também do PT. O principal deles queria retirar do texto aprovado o artigo que determina que as despesas com terceirizados fossem incluídas no conceito de despesas com pessoal.

Após a aprovação pela Câmara dos Deputados, o projeto foi encaminhado para o Senado Federal e já tramita como PLC 54/2016. Após realizada a leitura, o PLC foi encaminhado para a Comissão de Assuntos Econômicos. Ainda não há relator designado.

Votação do reajuste de remuneração para ministros do STF

A primeira sessão de votações no Senado Federal, após o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, está marcada para quinta-feira, 8 de setembro, já dentro dos trabalhos previstos no esforço concentrado do período eleitoral. Na pauta, está o projeto que tramita em regime de urgência que reajusta em 16,3% do salário de procurador-geral da República e ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Se aprovado, o salário do procurador e dos ministros deve ser de R$ 39.200, a partir de janeiro do ano que vem.

Atualização:

Por falta de consenso entre os líderes partidários nesta quinta-feira (8), o Plenário do Senado não votou requerimentos de urgência para os projetos que reajustam em 16,3% os vencimentos do procurador-geral da República (PLC 28/2016) e dos ministros do STF (PLC 27/2016). (Com informações da Agência Senado)