Poesia, literatura e música para a príxima edição do Canto das Letras

A poeta brasiliense Beth Jardim, neta do poeta e jornalista Reynaldo Jardim, é ativista cultural do ponto de cultura Tribo das Artes, cujo lema é “não basta fazer arte, tem que incomodar’. Declamadora de poemas autorais e de poetas consagrados, participou de diversos saraus no DF, entre eles, o Sarau Tribo das Artes 1000 Horas de Poesia, Sarau Soma Cultural e Sarau Psicodélico. Beth também produziu um esquete poético-musical com poemas autorais e da poeta Adélia Prado, que homenageia a mulher contemporânea, e outro com músicas de Cartola e declamação de diversos poetas brasileiros consagrados. Participa do CD independente Outras Vias. Seu trabalho está publicado no site  www.bethjardim.com e no seu perfil no facebook.

Já o livreiro carioca Ivan Presença se apaixonou pela literatura aos 8 anos de idade, quando conheceu o livro na biblioteca da escola em que estudava. Aos 12 anos, criou uma biblioteca na empresa onde trabalhava como office boy e passou a frequentar livrarias no Rio de Janeiro. Com 16 anos, no ginásio, elaborou jornais no centro estudantil e, em 1967, foi convidado a ajudar a montar uma livraria em Brasília. Em 1970, criou a Livraria Técnica, e, em 1980, a Livraria Presença, nome pelo qual ficou conhecido na cidade. Por lá passaram grandes escritores, como José Saramago, Thiago de Mello, Ferreira Gullar e Paulo Leminsky. Atualmente, Ivan Presença mantém o Quiosque Cultural.

O músico piauiense Cacá Pereira começou a tocar violão aos 9 anos de idade e, na adolescência, entrou para o Conservatório de Música de Brasília. Enquanto estudava violão erudito, foi seduzido pela música popular, ouvindo a farta discoteca da família, que oferecia música caipira, jazz, rock, samba, choro e música instrumental. Depois de abandonar a carreira de servidor público, decidiu, em 2004, dedicar-se exclusivamente à música e fez seu primeiro show. Em 2006, lançou o primeiro CD, O mundo era o céu. Aprimorou seu trabalho musical, realizou vários shows e, em 2014, lançou o segundo CD, Mirada, com samba de raiz. Suas músicas são executadas por dezenas de rádios em todo o país. Atualmente, Cacá prepara apresentações no Rio de Janeiro, em São Paulo e em cidades do Nordeste, onde apresentará seu repertório eclético de composições – incluindo, além do samba, baião, xote, frevo, balada e música caipira.

Canto das Letras é um programa que contempla artistas de Brasília, aliando música e literatura. Em formato de talk-show, do qual a plateia pode participar, o ator Jones de Abreu e a poeta Isolda Marinho fazem a leitura dramatizada de textos dos escritores e conversam sobre carreira e processo de criação – tudo entremeado com as composições do músico convidado.

Com informações da Assessoria de imprensa do Centro Cultural Câmara dos Deputados.

Compartilhe:

Veja também: