Profissionais e estudantes comemoram o Dia do Bibliotecário

A comemoração do Dia do Bibliotecário lotou o Plenário I do Anexo II da Câmara dos Deputados. Profissionais e estudantes da área se reuniram na última quinta-feira, 12, e participaram de uma programação especial para homenagear estes guardiões do conhecimento.

O evento, uma parceria da Câmara dos Deputados, do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia e da Associação dos Bibliotecários do Distrito Federal (ABDF), contou com o patrocínio do Sindilegis.

Participaram da abertura do evento o deputado Lobbe Neto; a diretora do Centro de Documentação e Informação da Câmara, Rosa Maria Paganine; o presidente da ABDF, Ricardo Crisafulli Rodrigues; o diretor do Centro de Documentação e Informação da Câmara dos Deputados, Adolfo Furtado; a diretora do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Cecília Leite Oliveira; a vice-presidente do Conselho Federal de Biblioteconomia, Adelaide Ramos e Côrte e o conselheiro Conselho Regional de Biblioteconomia da 1ª região (CRB-1), Cristian Oliveira Santos.

O deputado Lobbe Neto é o autor da Lei 12.244/10, que prevê a universalização das bibliotecas nas escolas públicas e privadas do País. A lei demorou sete anos para ser aprovada e, para ele, comemorar esse dia reforça mais ainda a valorização da profissão.

Tanto Rosa Maria Paganine quanto Cecília Leite Oliveira fizeram questão de ressaltar a importância da educação no crescimento do País. “Se o Brasil quer se tornar uma pátria educadora, precisa de mais bibliotecas”, afirmou Rosa Maria. Para Cecília, o País precisa transformar a crise em crescimento, e isso pode ser possível por meio da educação.

Após a abertura, o professor e pesquisador em educação, Cláudio Moura de Castro, proferiu palestra sobre bibliotecas e sociedade. Com o título “Bibliotecas – metamorfose ou morte (lenta)”, o também economista expôs as reais ameaças às bibliotecas, principalmente pelo avanço da tecnologia e pela digitalização frenética dos dias atuais e como os profissionais podem lidar com o surgimento de novas ferramentas que pretendem substituir os espaços de bibliotecas, como Google e Amazon.

Na ocasião, ocorreu também a entrega da Medalha Rubem Borba de Moraes, o lançamento do prêmio Edson Nery da Fonseca, além do já tradicional sorteio de brindes. Ao final, os presentes se deliciaram com um coquetel.