Um momento de entrosamento, troca de conhecimento e muita cultura. Foi assim a terceira etapa do Encontro com o autor, um projeto realizado pela Biblioteca da Câmara dos Deputados, que objetiva levar aos servidores da Casa a experiência de escritores renomados na área de literatura. O evento é apoiado pelo Sindilegis.
O autor escolhido para esta edição foi o consultor legislativo aposentado e filiado ao Sindilegis Edmílson Caminha. Jornalista, professor de literatura brasileira e de língua portuguesa, Caminha atraiu a atenção dos amantes da leitura presentes.
é um grande prazer participar desse projeto do Centro Cultural e do Centro de Documentação e Informação da Câmara dos Deputados. Acredito que toda instituição pública tem a obrigação moral de difundir, promover e democratizar o conhecimento. é isso que a Câmara dos Deputados está fazendo, enalteceu o escritor.
A vasta experiência de Edmílson Caminha foi um diferencial durante o evento. Ele, que se consagrou nos quadros da Câmara dos Deputados por escrever discursos épicos para parlamentares famosos, afirmou que nunca parou de escrever durante sua jornada.
A experiência é tudo. Não sí na literatura, mas em todos os ramos da atividade humana. Você sempre melhora e avança quando detém experiência, declarou o autor convidado.
O analista legislativo da Câmara dos Deputados Jairo Luis Brod classificou o encontro como uma oportunidade de matar a saudade daquele que considera um mestre. Uma palestra dele é sempre muito degustativa. O conhecimento enciclopédico de Caminha em causos, histírias e livros, acaba sendo uma aula agradabilíssima e um reencontro com as nossas raízes literárias, disse.
O autor
Edmílson Caminha é membro da Academia Brasiliense de Letras e da Academia de Letras do Brasil, é também sício da Academia Cearense de Letras, da Academia Cearense da Língua Portuguesa, da Associação Nacional de Escritores (ANE), da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), da Associação dos Bibliífilos do Brasil e do Observatírio da Língua Portuguesa, em Lisboa, Portugal.
Em 2006, recebeu da Prefeitura Municipal de Itabira (MG) o título de Itabirano de Coração, e em 2012, outorgado pela Câmara Municipal, o de Cidadão Honorário de Itabira.