Servidores do Senado dão exemplo de cidadania

O uso da bicicleta como transporte diário tem sido um desafio enfrentado pelas grandes cidades. Apesar de ser um meio de locomoção mais barato, ecologicamente correto e que, de quebra, ainda faz bem para saúde, ainda não existe uma grande adesão das ‘magrelas’ para ir ao trabalho. Mas essa realidade já está começando a mudar para os servidores do Senado Federal.

No último dia 8 de maio, os servidores da Casa fizeram um ato para marcar o dia “De Bike ao Trabalho”. A iniciativa, além de estimular os demais funcionários a aderirem esse meio de transporte, também reuniu os interessados em um café da manhã para discutir propostas que serão encaminhadas à Administração do Senado.

A ideia dos organizadores é que exista uma expansão das ciclovias no Distrito Federal, ligando principalmente as áreas residenciais de Brasília à zona central. Para o servidor Fábio Liberal, diretor da Secretaria de Informação Legislativa e adepto ao uso da bike, com essas mudanças será bem mais viável a utilização da bicicleta no trabalho.

“Locomover-se de bicicleta é saudável e limpo, ocupa muito menos espaço nas ruas e nos estacionamentos e é muito mais agradável. O grande problema de fazer isso em Brasília é que, apesar de a cidade ter geografia e clima propícios, as estruturas viárias não são adequadas – incluindo as ciclovias recém-construídas, que parece terem sido projetadas por quem não anda de bicicleta, pois são, em geral, perigosas pistas de obstáculos”, argumenta o diretor.

Desde que os servidores começaram a se mobilizar para reivindicar melhor estrutura para os ciclistas, a Administração do Senado respondeu com diversas iniciativas, como o ato publicado em 2 de julho de 2014 que autorizou a instalação de paraciclos nos edifícios do Prodasen e do Interlegis, no estacionamento da L4 Norte e no acesso ao edifício principal (chapelaria) e o uso de vestiários, com permissão para o acesso a locais de trabalho com trajes esportivos.

Este é o terceiro ano consecutivo que os servidores do Senado realizam ato em prol das bicicletas. As ações de mobilidade contam com o apoio da Comissão Senado Verde da Casa.