Sessão solene homenageia 200 anos do arquivo da Câmara dos Deputados e da Taquigrafia parlamentar no Brasil

Foi com um espírito de gratidão que os servidores arquivistas e taquígrafos se reuniram, na última sexta-feira (20), no Plenário da Câmara dos Deputados, para acompanhar a sessão solene em homenagem aos 200 anos de existência do arquivo da Câmara e aos 200 anos da Taquigrafia parlamentar no Brasil. O arquivo e a taquigrafia têm como marco fundador a Assembleia Constituinte do império, em 1823, que foi fechada por Dom Pedro I.

Compuseram a mesa solene, presidida pelo deputado Lafayette de Andrada (REPUBLICANOS-MG), o deputado Marcelo Crivella (REPUBLICANOS-RJ), o deputado Júlio Cesar (REPUBLICANOS-DF), a deputada Bia Kicis (PL-DF), o diretor da Coordenação de Arquivo da Câmara, Vanderlei Batista dos Santos, a diretora do Departamento de Taquigrafia, Revisão e Redação, Juliana Baldoni, o secretário-geral da mesa, Luís Otávio Veríssimo, e o diretor-geral da Câmara dos Deputados, Celso de Barros.

Para deixar a sessão ainda mais especial, ocupava uma das cadeiras do plenário a primeira diretora técnica do Arquivo da Câmara dos Deputados, Nilza Teixeira Soares. Aos 97 anos, parte deles dedicados aos arquivos da Casa, ela abrilhantou o momento e foi aplaudida de pé pelos presentes.

O Arquivo e a Taquigrafia da Câmara dos Deputados, ao completar dois séculos, são símbolos da preservação da história parlamentar brasileira. O arquivo tem sido o guardião de documentos cruciais. A taquigrafia, por sua vez, tem desempenhado um papel essencial na captura precisa das palavras e dos debates legislativos.

Durante a solenidade, discursos emocionantes destacaram a importância dessas duas áreas e sua contribuição para a democracia brasileira. “Em momentos de fake news, o taquígrafo é o responsável por atestar que tudo o que está no documento da Câmara dos Deputados e do Congresso Nacional, de fato, significa o que se passou neste plenário ou nas comissões da Casa”, disse a diretora da taquigrafia, Juliana Baldoni.

O secretário-geral do Sindilegis e taquígrafo na Câmara dos Deputados, André Galvão, esteve presente na comemoração e falou sobre a celebração. “Essa comemoração histórica ressalta a importância do trabalho árduo dos arquivistas e taquígrafos, que desempenham um papel fundamental na manutenção da integridade e da transparência do processo legislativo no país”.

Compartilhe:

Veja também: