Sindilegis atua na garantia do direito a uma aposentadoria digna para os servidores

A entidade está lutando para formar um Comitê de representantes, para auxiliar na gestão do Fundo de Previdência dos Servidores do Legislativo

O Sindilegis, atuando para resguardar os diretos dos filiados junto ao Fundo de Previdência Complementar do Servidor Público Federal (Funpresp), vai organizar chapa para concorrer à eleição do Comitê de Assessoramento Técnico do Plano LegisPrev, bem como do Conselho Deliberativo e Fiscal do Fundo. A decisão foi tomada pelo grupo de entidades que se reuniu, nesta terça-feira (22), na sede da Associação dos Participantes dos Fundos de Pensão (Anapar), em Brasília, para discutir a participação no processo de eleição da Funpresp.

Entre as entidades que estiveram presente estava o Fórum Nacional das Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), o Sindicato dos Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil (Sindireceita), a União dos Auditores Federais de Controle Externo (Auditar), a Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef) e o Sindilegis.

Segundo o Secretário-Geral do Sindilegis, Márcio Costa, a chapa do LegisPrev será formada por servidores da Câmara dos Deputados, Senado Federal e Tribunal de Contas da União. Para isso, o Sindicato já está conversando internamente com a Auditar.

“O Sindilegis entende ser importante fazer parte desse comitê, para garantir que os direitos dos servidores do Legislativo e do TCU sejam respeitados. Atuaremos basicamente na fiscalização e controle, sendo realmente os representantes dos servidores junto ao Funpresp”, declarou Costa.

Além de integrar o Comitê de Assessoramento, o Sindilegis também pretende ter voz e voto junto aos Conselhos Deliberativo e Fiscal, uma vez que a ideia do grupo que se reuniu nesta terça-feira é indicar representantes do Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), no qual o Sindicato tem assento.

“A diretoria do Sindilegis entende que esse é um processo importante, além de ser uma oportunidade para que os servidores que aderirem ao LegisPrev tenham representantes legítimos participando da gestão do Funpresp”, assegurou Nilton Paixão, Presidente do Sindilegis.

As entidades representativas dos servidores públicos planejam marcar nova reunião para o dia 7 de agosto, quando dará prosseguimento ao processo de formação das chapas. Com isso, os servidores pretendem construir uma chapa de unidade, contemplando os anseios de todos.

Funpresp

O Funpresp, instituído em 4 de fevereiro de 2013, iniciou a primeira eleição direita para escolher os representantes do Conselho Deliberativo e Fiscal, além dos Comitês de Assessoramento do ExecPrev e LegisPrev. As chapas para concorrer aos cargos deverão ser formadas até 15 de agosto, por servidores que aderiram ao fundo até 29 de julho.

A votação dos novos conselheiros ocorrerá nos dias 30 e 31 de outubro apenas pela internet. Os participantes receberão senha de acesso restrito ao link de votação no site do Fundo.