Sindilegis endossa iniciativa do ILB que promove a integração dos servidores dos poderes legislativos federal, estaduais, municipais e distrital

Na última segunda-feira (28), foi promovido no Senado Federal mais um evento do Interlegis, programa idealizado e executado pelo Instituto Legislativo Brasileiro (ILB). O Interlegis visa a estimular a cooperação entre as Casas legislativas em nível federal, estadual, municipal e distrital. No evento, foram pautados temas relacionados à integração e à modernização dos poderes legislativos.ÌâåÊ

O Sindilegis aprova a iniciativa do ILB, uma vez que promove o aperfeiçoamento da formação profissional dos servidores.

Para o presidente do Sindilegis, Petrus Elesbão, o projeto é digno de reconhecimento e deve ser apoiado. O servidor legislativo, em âmbito regional ou federal, presta um serviço essencial à sociedade brasileira. Com a informatização dos processos, o trabalho fluirá melhor, avalia Elesbão.

A programação segue até sexta-feira (1º), com oficinas de capacitação sobre o Portal Modelo e o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo – SAPL. O Portal é a ferramenta desenvolvida pelo Interlegis para o gerenciamento de conteúdos na internet. O SAPL é uma ferramenta que permite informatizar todos os processos internos das câmaras. A adesão a estes instrumentos permitirá que as casas legislativas se enquadrem nas exigências das leis de acesso à informação.

Para Helder Rebouças, diretor executivo do ILB, a modernização dos processos legislativos irá garantir uma maior transparência para as gestões das instituições. O Interlegis disponibiliza, sem custos, algumas ferramentas tecnolígicas que irão permitir a essas instâncias de poder atender as exigências das leis de transparência, de acesso à informação e de responsabilidade fiscal, afirmou Rebouças.

Parceria entre o Sindilegis e o ILB

O Sindilegis firmou, em reunião na semana passada, uma parceria com o ILB para ampliar as ações de capacitação e aprimoramento da formação profissional dos servidores da Câmara, do Senado e do TCU. ÌâåÊ ÌâåÊ ÌâåÊ ÌâåÊ ÌâåÊ ÌâåÊ ÌâåÊ ÌâåÊ ÌâåÊ ÌâåÊ ÌâåÊ ÌâåÊ