Sindilegis marca presença em encontros da Fenale e da Unale que reuniram servidores dos Poderes Legislativos de todo Brasil em Fortaleza

As diretoras do Sindilegis Fátima Mosqueira e Magda Helena Tavares participaram entre os dias 8 e 10 de novembro do 48° Encontro da Federação Nacional dos Servidores dos Poderes Legislativos Federal, Estaduais e do Distrito Federal (Fenale) e da 26ª Conferência Nacional da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), realizados simultaneamente em Fortaleza (CE).

O encontro da Fenale contou com a presença de dezenas de sindicatos e associações parceiras de servidores legislativos da União, de diversos estados e do Distrito Federal. A atual conjuntura política e administrativa do país foi um dos temas centrais do debate. Durante o evento, a Fenale reafirmou a luta em defesa dos servidores aposentados e pensionistas por meio da aprovação da PEC 555/2006, em tramitação no Congresso Nacional.

“A troca de experiências entre as entidades e as lideranças de todas as regiões do Brasil foi muito produtiva e enriquecedora. Discutir os anseios dos servidores para o fortalecimento do serviço público é o que nos move”, destacou a diretora interinstitucional do Sindilegis, Fátima Mosqueira. “É de extrema importância manter a união para fortalecer a luta em defesa do serviço público de qualidade e da valorização permanente dos servidores públicos”, completou a diretora de Assuntos Parlamentares, Magda Helena Tavares. Durante o evento, as diretoras apresentaram um resumo das principais ações realizadas pelo Sindicato nas áreas de Relações Interinstitucionais e Articulação Política.

Durante o encontro, foram aprovados, por unanimidade, destaques sugeridos pelo Sindilegis à Carta do 48º Encontro Nacional da Fenale. Entre as sugestões, o Sindicato ressaltou a proteção do serviço público das disputas políticas, e a instalação da mesa permanente de negociação em cada órgão público. O Sindilegis apontou também a necessidade de atuar pela eficácia no encaminhamento de denúncias de abuso, assédio e violência contra a mulher, especialmente no âmbito do serviço público. Veja a íntegra da carta aqui.

Conferência Nacional da Unale – Com o tema “As Prerrogativas do Parlamento Estadual”, a 26ª Conferência Nacional da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) reuniu mais de 1.600 participantes de todo Brasil, além de representantes do Canadá, Estados Unidos, México, Argentina e Paraguai. Cerca de 16 entidades e instituições ligadas ao Poder Legislativo discutiram assuntos como escolas do legislativo e de contas, consultorias legislativas, administração pública, TVs e rádios legislativas, municípios, prestação de contas, eleições, gestão pública, integração do legislativo, e outros.

Um dos painéis abordou o tema “Violências e Políticas de Segurança e Convivência nas Escolas”, que apresentou estratégias e desafios na promoção de ambientes escolares seguros e inclusivos. A discussão foi conduzida pelo coordenador-geral de Políticas Educacionais para a Juventude do Ministério da Educação, Yann Evanovick Leitão Furtado, e pela pesquisadora da Universidade de Campinas (Unicamp) Telma Vinha. O evento contou ainda com uma palestra motivacional intitulada “Viver melhor” com o ator Nelson Freitas, que apostou no humor e no otimismo para lidar com as situações do cotidiano.