Sindilegis marca presença no 47º Encontro Nacional da Fenale

No último dia 27 de junho foi realizado o 47º Encontro Nacional da Federação Nacional dos Servidores dos Poderes Legislativos Federal, Estaduais e do Distrito Federal (Fenale), por meio de uma videoconferência na plataforma Zoom. O evento contou com a participação de representantes de 25 entidades sindicais e associações parceiras de servidores legislativos da União, de 15 estados e do Distrito Federal.

O encontro foi dirigido pelo presidente da Fenale, José Eduardo Rangel, e pelo secretário-geral Nelson Menezes Florisbal. Em deu discurso de abertura, Rangel realizou uma análise da atual conjuntura nacional e destacou a atuação da Fenale ao longo dos últimos anos, especialmente nas lutas pela aprovação da PEC 555/2006, que busca extinguir a contribuição previdenciária dos servidores aposentados e pensionistas, e contra a PEC 32/2020, que propõe a reforma administrativa no serviço público.

O evento também contou com a participação do Sindilegis, que foi representado por Alison Souza, presidente do sindicato, Fátima Mosqueira, diretora Interinstitucional do Sindilegis e também diretora de Entidades Parceiras da Fenale, Magna Helena, diretora de Assuntos Parlamentares, e Petrus Elesbão, diretor de Benefícios e vice-presidente pelo Centro-Oeste da Fenale. Durante sua fala, a diretora Fátima Mosqueira expressou total apoio à atuação da Fenale no cenário nacional, além de ressaltar a importância em manter a união e fortalecer as lutas na defesa do serviço público. A diretora Magda Helena também falou durante o encontro e aproveitou o momento para apresentar os benefícios e ações do Sindilegis no âmbito do Congresso Nacional.

O encontro contou ainda com a presença da Confederação Nacional das Carreiras e Atividades Típicas de Estado (Conacate) e da Confederação Nacional dos Servidores Públicos (CNSP).

Além das discussões e pronunciamentos, o evento incluiu o tradicional Pinga-Fogo, no qual os representantes das entidades filiadas puderam compartilhar as realidades, os problemas e as conquistas de cada assembleia legislativa. Também foram aprovadas moções e a Carta do 47º Encontro Nacional da Fenale (confira aqui), reforçando a importância do encontro para a defesa dos direitos e interesses dos servidores legislativos